www.jn.ptjn.pt - 24 jun. 01:00

Sem levantar os pés do chão

Sem levantar os pés do chão

Regressou às salas de cinema o filme "Top Gun: Maverick", para gáudio de quem, como eu, se encantou com a personagem e com a história há muitos, muitos anos....

Diz a crítica - entendida - tratar-se de uma revisitação bem conseguida, devidamente articulada com o filme de 1986, mas que, simultaneamente, faz a história e as personagens avançarem, unindo diferentes gerações de pilotos da escola de elite da marinha americana e obrigando a personagem principal a romper com o passado, a ultrapassar o eterno peso que carrega pela morte do seu amigo e companheiro de voo.

É uma história simples, em que o inimigo não tem identidade nem nação, em que o - ainda - capitão Pete Mitchell tem por missão preparar os melhores pilotos da Academia para uma missão muito arriscada, senão impossível, em que se exulta a dedicação, a competência e as excecionais capacidades de estratégia e de voo de um irreverente, mas já muito experiente, piloto americano.

Também não falta um apontamento de romance. Porém, a personagem principal feminina foi trocada (no filme de 1986, tratava-se de Charlie Blackwood, interpretada por Kelly McGillis; em 2022, é Penny Benjamin, interpretada por Jennifer Connelly). Pode ler-se que aquela atribui o seu afastamento da história devido ao seu aspeto físico atual: "não envelheceu de acordo com os padrões hollywoodianos de juventude eterna". Defendem os autores do filme que não havia lugar para aquela personagem, que era necessário introduzir uma novidade nesta dimensão da história.

Provavelmente nunca se conhecerão os verdadeiros motivos.

A verdade é que, olhando para as imagens atuais, Kelly McGillis não esconde a idade que tem (65 anos) enquanto Tom Cruise não aparenta os seus 59 anos, encontrando-se em excelente condição física.

Diz a ciência que o tempo penaliza mais as mulheres do que os homens no processo de envelhecimento.

Mostra a vida em sociedade que a beleza é um atributo que pesa mais sobre as mulheres.

E, no filme, Charlie não voou com Maverick.

*Secretária da Assembleia Geral da AJP

NewsItem [
pubDate=2022-06-24 00:00:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/convidados/sem-levantar-os-pes-do-chao-14963883.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=296
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_06_24_202535029_sem-levantar-os-pes-do-chao
, topics=[opinião, convidados, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]