observador.ptobservador.pt - 24 jun. 01:15

PR condecora antigo presidente da Comunidade Israelita de Lisboa Joshua Ruah

PR condecora antigo presidente da Comunidade Israelita de Lisboa Joshua Ruah

Marcelo condecorou com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique o médico Joshua Ruah. Presidiu à Comunidade Israelita de Lisboa durante 23 anos.

O Presidente da República condecorou nesta quinta-feira com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique o médico Joshua Ruah, que foi presidente da Comunidade Israelita de Lisboa.

De acordo com uma nota divulgada na página da Presidência da República na Internet, a condecoração decorreu a tarde, no Palácio de Belém.

A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores, de acordo com a página de Belém.

Joshua Ruah nasceu em 1940, em Lisboa, no auge da Segunda Guerra Mundial.

Filho do médico Moisés Ruah, cirurgião de renome no domínio da Urologia e neto do famoso fotógrafo Joshua Benoliel, ingressou em 1959 na Faculdade de Medicina e exerceu durante mais de cinquenta anos, como cirurgião e na direção e chefia de serviços hospitalares.

Presidiu à Comunidade Israelita de Lisboa durante 23 anos e, nessa qualidade, encontrou-se com personalidades como o papa João Paulo II e, por duas vezes, com Yasser Arafat.

NewsItem [
pubDate=2022-06-24 00:15:06.0
, url=https://observador.pt/2022/06/24/pr-condecora-antigo-presidente-da-comunidade-israelita-de-lisboa-joshua-ruah/
, host=observador.pt
, wordCount=180
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_06_24_1529014349_pr-condecora-antigo-presidente-da-comunidade-israelita-de-lisboa-joshua-ruah
, topics=[condecorações, lisboa, marcelo rebelo de sousa]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]