jn.pt - 24 jun. 13:10
Joana Diogo foi quinta classificada no Grand Slam da Mongólia
Joana Diogo foi quinta classificada no Grand Slam da Mongólia
A judoca portuguesa Joana Diogo iniciou a qualificação olímpica para Paris 2024 com um quinto lugar no Grand Slam de Ulan-Bator, competição a disputar entre hoje e domingo e que marca o arranque do apuramento.
Joana Diogo, a competir em -52 kg, foi a portuguesa mais bem classificada no primeiro dia na Mongólia, onde Rodrigo Lopes terminou em sétimo e Francisco Mendes foi derrotado na estreia, ambos em -60 kg.
A judoca de Coimbra saiu da capital mongol com vitórias frente a Sayara Rozyyeva (Turquemenistão) e Khorloodoi Bishrelt (Mongólia), e derrotas com Diyora Keldiyorova, nas meias-finais, e Yerin Jung, na luta pelo bronze.
Joana Diogo, que é 38.ª do ranking mundial em -52 kg, somou 360 pontos com este quinto lugar, que no apuramento olímpico vale a 50%, com os pontos a valerem metade até final de 2022. A partir de 2023 e até final do ciclo olímpico já valerão a 100%.
Em Ulan Bator, Portugal contará até domingo com mais três judocas: João Fernando a competir em -81 kg, no sábado, e Anri Egutidze em -90 kg e Jorge Fonseca em -100 kg, ambos no domingo.