tek.sapo.pttek.sapo.pt - 24 jun. 09:49

Novas funcionalidades do Chrome para iOS adicionam maior proteção contra phishing e malware

Novas funcionalidades do Chrome para iOS adicionam maior proteção contra phishing e malware

A Google apresentou cinco novas funcionalidades para a versão iOS do seu browser, incluindo a possibilidade de autopreenchimento das senhas nas gravadas em qualquer aplicação. ...

A Google continua empenhada em oferecer uma experiência de autenticação sem a utilização de palavras-passe aos utilizadores do seu navegador Chrome. Em maio avançou com os seus planos de um futuro sem passwords, através de padrões de autenticação FIDO. Ou seja, quando um utilizador se regista num website ou aplicação através do smartphone, apenas terá de desbloquear o equipamento, uma vez que a sua conta deixa de necessitar de senha. Será o equipamento a armazenar as credenciais FIDO usadas para desbloquear as contas online.

Enquanto esse futuro “passwordless” não chega, a Google continua a introduzir novas funcionalidades no seu navegador Chrome para aumentar a segurança dos utilizadores. E no seu blog anunciou cinco novidades para a versão iOS para os iPhone. As funcionalidades vão garantir que as informações de pagamento e dados de entregas podem ser automaticamente preenchidas no fim da transação, assim como a utilização dos endereços nos favoritos e abas guardadas possam ser abertas entre os diferentes equipamentos, sejam o smartphone, tablet ou computador.

A proteção reforçada contra o phishing e malware é uma das melhorias previstas para a próxima versão do Chrome. A funcionalidade Enhanced Safe Browsing chegou à versão iOS, que uma vez ligada prevê e avisa o utilizador, de forma proactiva, se as páginas são perigosas. O sistema vai verificando em background, enviando a informação da página para o Google Safe Browsing para verificação.

Assim, se for utilizar as suas credenciais num website assinalado como potencialmente perigoso, os utilizadores recebem um alerta de que os seus dados podem estar comprometidos. E se isso acontecer, o Chrome ajudará os utilizadores a executarem os passos para mudar os seus dados.

Outra novidade é a integração do Google Password Manager no Chrome, tanto no computador como em smartphones Android. Agora na versão iOS é possível configurar o sistema para que esta aplicação seja o “cofre” das suas palavras-passe, permitindo dessa forma preencher automaticamente as credenciais registadas em websites e aplicações no iPhone.

O futuro é “passwordless” e a Google vai ter uma nova forma de autenticação no Android e Chrome Ver artigo

Para facilitar os utilizadores a descobrir novo conteúdo ou fazer pesquisas no Chrome em iOS, quando não o utiliza há algum tempo, o sistema vai gravar as páginas mais recentes e os websites mais frequentados. Assim, quando abre a primeira página do Chrome, depois de algum tempo sem utilizar, o sistema ajuda a encontrar mais facilmente os seus conteúdos. Este sistema de navegação chegará mais tarde aos equipamentos Android.

A nova versão do Chrome vai permitir traduzir os websites mais rapidamente para a sua língua. O sistema utiliza machine learning no próprio equipamento para disponibilizar os websites na língua preferida. Isso será feito através de um novo modelo de identificação de idioma, que descobre rapidamente a língua da página que está a visitar de acordo com as preferências definidas.

Por fim, em breve vai ser lançado o Chrome Actions em iOS, que adiciona mais funcionalidades à barra de endereços. Este vai prever quando o utilizador pode beneficiar dessas ações baseado nas palavras escritas. Exemplos disso é escrever “limpar dados de navegação”, “abrir o modo Incógnito” ou “Definir o Chrome como browser predefinido”.

NewsItem [
pubDate=2022-06-24 08:49:19.0
, url=https://tek.sapo.pt/mobile/ios/artigos/novas-funcionalidades-do-chrome-para-ios-adicionam-maior-protecao-contra-phishing-e-malware
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=528
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_06_24_1220157777_novas-funcionalidades-do-chrome-para-ios-adicionam-maior-protecao-contra-phishing-e-malware
, topics=[navegador, tecnologia, chrome, browser, google, ios, internet, funcionalidades]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]