visao.sapo.ptapfigueiredo - 23 jun. 08:00

Visão | Consensos, antes que seja tarde demais

Visão | Consensos, antes que seja tarde demais

A saúde pública é um caso premente da necessidade de um acordo de regime, mas não é o único. Com diferentes graus de urgência podíamos falar da Justiça, da Educação Pública ou da Segurança Social

Ninguém tem dúvidas rigorosamente nenhumas de que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem muitos problemas. É fácil constatá-los quando há urgências fechadas, por falta de médicos ou de enfermeiros, ou utentes que esperam eternidades por intervenções cirúrgicas, e por aí fora.

Apesar de ser um absoluto leigo na matéria e especialmente humilde na abordagem sobre tudo o que diz respeito ao SNS, sou capaz de afiançar que, mesmo com todos os constrangimentos financeiros, há erros de gestão que, a não existirem, podiam melhorar o funcionamento do SNS. Claro que podia dizer o mesmo de todas as áreas do Estado e da atividade privada. No entanto, os erros de gestão neste campo são mais visíveis e mais previsíveis. Mais visíveis porque a saúde tem um escrutínio maior ao lidar com um bem essencial nas nossas vidas, e mais previsíveis porque a pressão sobre as autoridades estatais para resolver os problemas do dia a dia é tanta que se torna muito mais comum cometer erros – a discussão sobre os salários dos tarefeiros face aos médicos do quadro é um exemplo flagrante disso mesmo.

NewsItem [
pubDate=2022-06-23 07:00:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/opiniao/politicamente-correto/2022-06-23-consensos-antes-que-seja-tarde-demais/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=182
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_06_23_1994532998_visao-consensos-antes-que-seja-tarde-demais
, topics=[politicamente correto, opinião, opinão, pedro marques lopes]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]