www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 24 jun. 00:09

Sofía Celi. Como a criptografia e a computação quântica podem ter um impacto inimaginável

Sofía Celi. Como a criptografia e a computação quântica podem ter um impacto inimaginável

No episódio #64 do podcast falamos com uma equatoriana que se tornou especialista em criptografia pós-quântica e em encriptação (privacidade) e vive em Portugal, onde trabalha para tecnológica americana Brave. Conversa sobre o potencial do blockchain, computadores quânticos e... literatura.

"A criptografia é uma ciência de probabilidades, não é uma ciência perfeita. Mesmo os algoritmos mais seguros que temos atualmente, não podemos dizer probabilisticamente que é impossível quebrá-los, mesmo que (para já) seja impraticável na maioria dos casos - mas o computador quântico talvez possa mudar isso".

Sofía Celi é do Equador e mudou-se em 2020 para Lisboa para trabalhar na tecnológica Cloudflare onde explorou estes temas - atualmente está na empresa do browser Brave. Nesta conversa, falamos sobre o seu interessante percurso na área da criptografia como investigadora e engenheira (é co-presidente do Internet Research Task Force), mas também sobre o seu início a estudar música e literatura clássica, bem como comunicação.

Exploramos o presente e o futuro da encriptação e da privacidade dos dados pessoais e venda ilegal desses dados, mas também nos protocolos para proteger as comunicações das pessoas online, os problemas que esta área ainda pode resolver, bem como na promessa do blockchain na sociedade em aplicações pouco óbvias.

A conversa completa:

Ouça e subscreva em: Apple Podcasts | Spotify | Google

Aceda a todos os episódios do Made in Tech (sobre criptomoedas; exploração espacial; guerra Austrália-Facebook com entrevista ao pai do código australiano; Clubhouse; ciência na pandemia; impostos digitais com Margrethe Vestager; ensino à distância): dinheirovivo.pt/podcast/made-in-tech

Avançamos depois para a incrível promessa (e potencial perigo) da computação quântica. Será que os computadores quânticos vão quebrar no futuro a criptografia que nos protege atualmente? "Sem dúvida, mas ainda falta muito e até lá haverá muito para fazer". Abordamos ainda: o universo sob a perspectiva quântica e sobre a possibilidade potencial de existir um multiverso (presente recentemente em filmes e séries da Marvel, como Loki) e o papel do ser humano nele e as lições da literatura.

Mais episódios do podcast Made in Tech aqui.

NewsItem [
pubDate=2022-06-23 23:09:00.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tecnologia/sofia-celi-como-a-criptografia-e-a-computacao-quantica-podem-ter-um-impacto-inimaginavel-14964377.html
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=294
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_06_23_1377943264_sofia-celi-como-a-criptografia-e-a-computacao-quantica-podem-ter-um-impacto-inimaginavel
, topics=[tecnologia, empresas, economia]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]