www.jn.ptjn.pt - 22 mai. 10:01

Joe Biden preparado para ensaio nuclear da Coreia do Norte

Joe Biden preparado para ensaio nuclear da Coreia do Norte

O presidente norte-americano, Joe Biden, declarou-se hoje, em Seul, preparado para um eventual ensaio nuclear da Coreia do Norte, mas reafirmou a abertura ao diálogo com uma mensagem a Kim Jong Un, antes de partir para o Japão.

"Estamos preparados para tudo o que a Coreia do Norte pode fazer", assegurou, afirmando não estar inquieto, face a um eventual ensaio nuclear.

Questionado por um jornalista que lhe perguntou se tinha uma mensagem para o homólogo norte-coreano, Kim Jong Un, o Presidente dos EUA respondeu com um lacónico: "Bom dia. Ponto final", uma forma de fazer saber que Washington mantém abertura ao diálogo com a Coreia do Norte, mesmo na falta de reciprocidade.

As conversações com Pyongyang estão em ponto morto desde uma cimeira, em 2019, entre Kim e o então Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Biden deixou hoje a Coreia do Sul, ao início da tarde, em direção ao Japão, outro grande aliado dos Estados Unidos na região e segunda etapa do primeiro périplo pela Ásia como Presidente.

Em Seul, encontrou-se com o homólogo sul-coreano, Yoon Suk-yeol, um conservador pró-americano chegado ao poder no início de maio.

Os dois chefes de Estado concordaram com uma intensificação dos exercícios militares conjuntos, para conter as ações de Kim Jong Un.

NewsItem [
pubDate=2022-05-22 11:01:00.0
, url=https://www.jn.pt/mundo/joe-biden-preparado-para-ensaio-nuclear-da-coreia-do-norte-14878261.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=168
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_22_960155331_joe-biden-preparado-para-ensaio-nuclear-da-coreia-do-norte
, topics=[mundo, joe biden]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]