visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 22 mai. 08:00

Visão | "A Cordilheira do Sonhos", de Patrício Guzmán: Uma homenagem ao Chile

Visão | "A Cordilheira do Sonhos", de Patrício Guzmán: Uma homenagem ao Chile

O filme do cineasta chileno Patrício Guzmán recebeu o prémio de Melhor Documentário no Festival de Cannes e de Melhor Filme Iberoamericano nos Prémios Goya. Acaba de chegar às salas de cinema

Não é propriamente um documentário da National Geographic. Tal como já havia feito nos seus filmes anteriores, Patricio Guzmán, uma lenda viva do cinema chileno, parte de um pretexto geográfico para tirar uma nova radiografia ao país.

O que está em causa não é certamente a beleza dos Andes. Fala-se antes daquilo que os envolve, através de depoimentos ricos e sentidos, e filmagens esclarecedoras e históricas. Recuamos novamente aos tempos tortuosos da ditadura de Pinochet, através das vozes de artistas e companheiros que sofreram o mal na pele. Há, por exemplo, quem relate a forma como ficou preso no mesmo estádio onde anos antes tinha assistido ao Chile-Itália, no mundial de Futebol em que a seleção sul-americana alcançou o terceiro lugar.

O filme, premiado em Cannes, não se esquiva de dar um olhar político sobre o Chile contemporâneo. E mostra como, apesar do derrube da ditadura, a sociedade chilena acabou por deixar cair muitos dos seus sonhos, não conseguindo disfarçar as imensas assimetrias sociais.

Veja o trailer

A Cordilheira de Sonhos > De Patricio Guzmán, documentário > 84 min

NewsItem [
pubDate=2022-05-22 09:00:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/visaose7e/ver/2022-05-22-a-cordilheira-do-sonhos-de-patricio-guzman-uma-homenagem-ao-chile/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=175
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_22_800911566_visao-a-cordilheira-do-sonhos-de-patricio-guzman-uma-homenagem-ao-chile
, topics=[patricio guzmán, ver, visão sete, cinema]
, sections=[vida]
, score=0.000000]