rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 22 mai. 13:08

Projeto de lei no Quebeque que dá exclusividade à língua francesa deve acabar no Supremo

Projeto de lei no Quebeque que dá exclusividade à língua francesa deve acabar no Supremo

A legislação proposta pretende afirmar que a única língua oficial e comum no Quebeque seja o francês.

Um polémico projeto de lei do governo do Quebeque de proteção da língua francesa na província canadiana "deverá acabar no Supremo Tribunal", disse à Lusa um deputado provincial luso-canadiano, este domingo.

Segundo Carlos Leitão, que representa um distrito eleitoral numa área muito anglófona em Montreal, o projeto de lei 96 é idêntico à Lei 21 (Lei do Secularismo, que proíbe símbolos religiosos no trabalho), também invoca a cláusula "notwithstanding".

"No passado, o Quebeque e outras províncias canadianas, invocaram a proteção desta cláusula, mas ligada a um artigo. Neste caso, é logo de início, deste projeto de lei na totalidade para poder ficar imune, uma coisa que os tribunais já disseram que se pode fazer, mas não foi o objetivo quando se criou a cláusula", afirmou o luso-canadiano.

No Canadá desde 1975, natural de Peniche, Carlos Leitão foi ministro das Finanças do Quebeque entre 2014 a 2018, e está a cumprir o segundo mandato como deputado provincial eleito pelo distrito eleitoral de Robert-Baldwin. .

O artigo 33 da Carta Canadiana dos Direitos e Liberdades, conhecida como cláusula de exceção ("notwithstanding"), faz parte da Constituição canadiana, permitindo aos governos, federal, províncias ou territórios, substituírem temporariamente ou ignorarem os direitos da Carta. .

O economista licenciado pela Universidade de MacGill não tem dúvidas de que dada a polémica, "este projeto de lei, vai certamente acabar no Supremo Tribunal do Canadá".

O objetivo principal é garantir que o francês seja utilizado exclusivamente nos locais de trabalho e nas municipalidades. .

Na Assembleia Legislativa Nacional, a Coalition Avenir Québec detém 76 assentos, o Partido Liberal 27, o Québec Solidaire 10, o Parti Québécois sete, o Partido Conservador um e outros quatro deputados independentes.

A província francófona vai a eleições gerais em 03 de outubro.

NewsItem [
pubDate=2022-05-22 14:08:34.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2022/05/22/projeto-de-lei-no-quebeque-que-da-exclusividade-a-lingua-francesa-deve-acabar-no-supremo/285271/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=281
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_22_588292210_projeto-de-lei-no-quebeque-que-da-exclusividade-a-lingua-francesa-deve-acabar-no-supremo
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]