rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 22 mai. 17:21

Ministra da Defesa quer reforço de relações com aliados para "elevar" papel de Portugal no mar

Ministra da Defesa quer reforço de relações com aliados para "elevar" papel de Portugal no mar

Helena Carreiras adiantou que o projeto de uma Plataforma Naval Multifuncional, cujo financiamento foi aprovado em Conselhos de Ministros em 12 de maio, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), "é fundamental para apoiar a Marinha a reforçar a sua capacidade operacional".

A ministra da Defesa defendeu este domingo o reforço e a construção de novas pontes entre os aliados internacional e a Marinha Portuguesa, de forma a "elevar ainda mais" o papel de Portugal enquanto produtor de segurança marítima.

"Num mundo tão globalizado e dinâmico, onde o comércio marítimo possui tanto peso na economia global, é fundamental garantir a utilização livre e segura do mar", disse

Helena Carreiras defendeu ainda a necessidade de "continuar a valorizar a condição militar e a dignificar as Forças Armadas", com a possibilidade de progressão nas carreiras e a sua dignificação".

"Teremos também de encetar, em conjunto, todos os esforços para conseguirmos avançar na implementação dos planos de Ação para a Profissionalização do Serviço Militar e Setorial da Defesa Nacional para a Igualdade, e podermos assim recrutar as melhores pessoas, retê-las condignamente e assegurar que têm os instrumentos para uma bem-sucedida transição posterior para a vida civil", concluiu.

Na sua intervenção, o chefe de Estado-Maior da Armada, almirante Gouveia e Melo, disse estar convicto de que Portugal "vai focar-se cada vez mais no mar, a fronteira de oportunidade que se abre ao futuro".

"A nossa geografia assim o exige e a história assim nos lembra", notou Gouveia e Melo.

O almirante disse acreditar que a aposta na valorização dos recursos humanos, na sua capacitação técnica, tecnologicamente evoluída, a par de remunerações justas e compatíveis "são essenciais para a motivação, recrutamento e retenção de pessoal" na Marinha Portuguesa.

NewsItem [
pubDate=2022-05-22 18:21:50.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/politica/2022/05/22/ministra-da-defesa-quer-reforco-de-relacoes-com-aliados-para-elevar-papel-de-portugal-no-mar/285288/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=235
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_22_1344052478_ministra-da-defesa-quer-reforco-de-relacoes-com-aliados-para-elevar-papel-de-portugal-no-mar
, topics=[informação, política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]