www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 21 mai. 13:05

O VAR tem de melhorar

O VAR tem de melhorar

Depois de anos de testes e hesitações, o VAR foi, em 2019, finalmente introduzido em larga escala no futebol, subsistindo vários constrangimentos na forma como é implementado. De natureza protocolar: não é claro, em todas as situações, e em função de comportamentos díspares das equipas de arbitragem em lances semelhantes, quando o VAR deve atuar; e no domínio da avaliação dos foras de jogo, o principal óbice à aceitação generalizada desta ferramenta.

Depois de anos de testes e hesitações, o VAR foi, em 2019, finalmente introduzido em larga escala no futebol, subsistindo vários constrangimentos na forma como é implementado.
De natureza protocolar: não é claro, em todas as situações, e em função de comportamentos díspares das equipas de arbitragem em lances semelhantes, quando o VAR deve atuar; e no domínio da avaliação dos foras de jogo, o principal óbice à aceitação generalizada desta ferramenta.

O anticlímax é cada vez mais frequente. Adeptos há que, em lances duvidosos, já nem celebram o golo, optando por aguardar pelo veredicto do VAR, festejando timidamente se for caso disso. A indefinição morosa quanto à validação é exasperante. E nem sequer é o que mais irrita os adeptos.
O grande problema reside na invalidação de golos devido a foras de jogo por poucos centímetros, sabendo-se que a tecnologia é limitada na sua aplicação, não se podendo garantir a fiabilidade de todas as decisões.

Num estudo de 2018 realizado durante o Mundial, concluiu-se que a velocidade média de um jogador de futebol em sprint é 29km/h. Se o VAR usa 50 frames por segundo (é o caso na Premier League), pode haver uma distância média de 16,1cm entre frames. A escolha do frame do momento em que a bola é passada, além de muito difícil, pode nem sequer ser possível (entre frames).
Assinalar-se um fora de jogo por escassos centímetros é, por limitações da tecnologia (além dos casos de incompetência ou má-fé de árbitros), um erro em potência. É, no mínimo, duvidoso. E a lei é clara: na dúvida beneficia-se o atacante.

Inglaterra e Países Baixos já mitigaram o problema. As linhas correspondem a cinco centímetros e, caso estejam sobrepostas ou juntas, o lance é validado. A Premier League aplicou o novo protocolo a 32 lances de golo anulados na época anterior, 19 teriam sido validados com as regras atuais. Que espera a Liga portuguesa para seguir o bom exemplo e, pelo caminho, auditar as decisões tomadas nesta época?

Gestor e autor

NewsItem [
pubDate=2022-05-21 14:05:00.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/o-var-tem-de-melhorar-14875588.html
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=327
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_21_394169244_o-var-tem-de-melhorar
, topics=[opinião, economia, opinião: joão tomaz]
, sections=[opiniao, economia]
, score=0.000000]