rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 21 mai. 23:00

Dia 87. Costa anuncia apoio financeiro em Kiev, Rússia a estudar troca de prisioneiros

Dia 87. Costa anuncia apoio financeiro em Kiev, Rússia a estudar troca de prisioneiros

Depois de ter sido anunciado na sexta-feira, a Gazprom confirmou este sábado que cortou o gás à Finlândia, depois do país ter anunciado que ia aderir à NATO.

O 87.º dia de guerra assinalou a visita do primeiro-ministro português, António Costa, a Kiev, onde se encontrou com Volodymyr Zelensky e anunciou um apoio financeiro de 250 milhões de euros à Ucrânia.

Também os EUA anunciaram este sábado um apoio de 40 mil milhões de dólares.

A resume os principais momentos de mais um dia de conflito.

Portugal promete apoio financeiro de 250 milhões de euros

O primeiro-ministro, António Costa, assinou este sábado um acordo para a concessão de um apoio financeiro de 250 milhões euros à Ucrânia.

No encontro com o homólogo ucraniano, Denys Shmyhal, Portugal anunciou que irá responder ao pedido do governo ucraniano. Fica assim formalizada a assinatura de um Acordo de Cooperação Financeira.

"Formalizámos este importante compromisso através da assinatura de um acordo de cooperação financeira", referiu o primeiro-ministro.

Também este sábado, Portugal enviou para a Ucrânia uma carga de medicamentos com valor superior a um milhão de euros.

Em comunicado, o Infarmed informa que a carga que saiu de Lisboa, durante a manhã, inclui medicamentos oncológicos, antibióticos e preparações para injetáveis, entre outros produtos.

António Costa ofereceu, ainda, o apoio de Portugal na reconstrução de escolas e jardins de infância da Ucrânia. Em alternativa, está disponível para a reconstrução de algumas zonas daquele país.

António Costa encontra-se com Volodymyr Zelenskiy Foto: Presidência da Ucrânia António Costa encontra-se com Volodymyr Zelenskiy Foto: Presidência da Ucrânia Biden confirma apoio de 40 mil milhões de dólares

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou, este sábado, um decreto para apoiar a Ucrânia com mais de 40 mil milhões de dólares (37,8 mil milhões de euros) em assistência, para fazer face à invasão da Rússia.

Segundo a Associated Press (AP), a legislação, que foi aprovada pelo Congresso com o apoio de democratas e republicanos, aprofunda o compromisso dos EUA com a Ucrânia num momento de incerteza sobre o futuro da guerra, que vai para o seu quarto mês.

A Ucrânia defendeu Kiev com sucesso, o que obrigou a Rússia a reorientar a sua ofensiva para o leste do país, mas as autoridades americanas alertam para o potencial de um conflito prolongado.

O financiamento destina-se a apoiar a Ucrânia até setembro e supera a medida de emergência anterior, que disponibilizou 13,6 mil milhões de dólares (12,9 mil milhões de euros).

Rússia "vai estudar" troca de prisioneiros do batalhão Azov

A Rússia vai estudar a possibilidade de trocar combatentes do batalhão ucraniano Azov feitos prisioneiros pelo deputado e milionário ucraniano pró-russo Viktor Medvedchuk, declarou, este sábado, um negociador e parlamentar russo, Leonid Slutsky.

"Vamos estudar a questão", afirmou Slutsky, membro da delegação russa nas mais recentes negociações com Kyiv, citado pela agência noticiosa russa Ria Novosti, quando questionado sobre uma tal troca de prisioneiros.

Slutsky, que falava numa conferência de imprensa na cidade separatista de Donetsk, no sudeste da Ucrânia, adiantou que a possibilidade da troca será mencionada em Moscovo por "aqueles que têm as prerrogativas".

Soldados ucraniano é retirado do complexo de Azovstal, em Mariupol. Foto: Alessandro Guerra/EPA Soldados ucraniano é retirado do complexo de Azovstal, em Mariupol. Foto: Alessandro Guerra/EPA Gazprom confirma suspensão do fornecimento de gás à Finlândia

A empresa russa Gazprom anunciou, este sábado, a suspensão do fornecimento de gás à Finlândia, justificando-a com a recusa de Helsínquia em pagar em rublos.

A Gazprom não recebeu pagamentos em rublos da companhia energética pública finlandesa Gasum até à data limite de 20 de maio e "parou completamente os seus fornecimentos de gás", afirmou o gigante de gás russo em comunicado.

Antes, a companhia finlandesa Gasum tinha revelado que a gigante russa do gás lhe cortara o fornecimento, tal como anunciado na sexta-feira, por não satisfazer a exigência de pagar em rublos.

Esta suspensão acontece numa altura em que a Finlândia já formalizou o pedido de adesão à NATO, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro.

Com esta decisão, a Finlândia perde o seu maior fornecedor de gás natural, dado que a Gazprom fornecia cerca de 92% de todo o gás consumido no país nórdico, principalmente na indústria florestal e no processamento químico.

NewsItem [
pubDate=2022-05-22 00:00:00.0
, url=https://rr.sapo.pt/especial/mundo/2022/05/21/dia-87-costa-anuncia-apoio-financeiro-em-kiev-russia-a-estudar-troca-de-prisioneiros/285243/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=637
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_21_210389847_dia-87-costa-anuncia-apoio-financeiro-em-kiev-russia-a-estudar-troca-de-prisioneiros
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]