www.jn.ptjn.pt - 21 mai. 01:00

Festa do futebol

Festa do futebol

As derradeiras emoções das competições do futebol profissional têm o capítulo inicial este fim de semana, com a realização da primeira mão dos play-offs da Liga Portugal bwin e da Liga Portugal SABSEG, que opõem Moreirense a Chaves e Sp. Covilhã a Alverca, respetivamente.

Para felicidade de quem gosta de futebol, esta janela de oportunidade dá a possibilidade de assistir a quatro jogos adicionais, com as emoções a prolongarem-se até ao fim de maio. Além do mais, este formato (recuperado na temporada anterior na Liga Portugal bwin) permite ainda um claro acréscimo de competitividade à fase regular das duas provas.

Desde logo pelo facto do número de lugares associados a despromoções e subidas aumentar de duas para três vagas, o que acaba por envolver mais equipas nestas decisões finais, conferindo um toque emocional extra, como se viu na presente edição das duas competições, em que Moreirense, Tondela e Belenenses SAD lutaram até ao fim para terminar no lugar de play-off na Liga Portugal bwin, e assim terem ainda uma possibilidade de salvação, tal como aconteceu com Sp. Covilhã e Varzim na Liga Portugal SABSEG.

Ficou claro que os jogos que envolveram estas equipas nas derradeiras jornadas foram espetáculos de fortes emoções, que "arrastaram" uma quantidade assinalável e positiva de adeptos. E essa é, precisamente, a receita que vai ser replicada nos quatro jogos de play-off. Incerteza nos resultados, muitas emoções e estádios lotados para aquela que se espera uma verdadeira festa do futebol, que vai definir as duas últimas vagas das edições 2022/23 das competições profissionais.

Positivo: O Chaves-Moreirense marca a estreia da primeira bola com sistema tecnológico no futebol profissional. A iBall vai fornecer mais de 300 métricas para análise e permitirá aos adeptos acederem a dados recolhidos em tempo real.

Negativo: O Varzim é mais um histórico do futebol português que cai nos campeonatos não profissionais, onde já estava a Académica. Um clube com alma e adeptos que nunca desistiram do apoio; certamente, voltará em breve e mais forte.

*Diretor-executivo da Liga Portugal

NewsItem [
pubDate=2022-05-21 02:00:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/convidados/festa-do-futebol-14876056.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=286
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_21_1770412588_festa-do-futebol
, topics=[opinião, convidados, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]