jornaleconomico.ptAna Pina - 20 mai. 08:10

A nova PPT

A nova PPT

Sempre que o mercado tenta recuperar, surgem intervenções verbais que empurram as bolsas mais para baixo.

PPT é o acrónimo de Plunge Protection Team, que poderíamos traduzir livremente como a “equipa que protege as bolsas”. A designação informal foi dada pelo “Washington Post” em 1997 e refere-se a um organismo real – o The President’s Working Group on Financial Markets – criado por Ronald Reagan para melhorar a integridade, eficiência e um comportamento ordeiro dos mercados e das bolsas em particular, na sequência do crash de 1987. Tratava-se, portanto, de um órgão consultivo com o objetivo de defender as bolsas.

Nas últimas décadas, foi recorrente o rumor que havia no mercado uma mão invisível, bem diferente da postulada por Adam Smith, que intervinha decisivamente no mercado em momentos críticos de fraqueza, impedindo quedas mais pronunciadas e o instalar de tendências ainda mais negativas. A PPT terá estado particularmente ativa após a crise de 2008 e, mais recentemente, em dezembro de 2018 quando um bear market estava prestes a instalar-se.

Nas últimas semanas o que se tem observado no mercado é a situação inversa. Sempre que o mercado tenta recuperar, surgem intervenções (verbais) que empurram as bolsas mais para baixo. Neste caso não se trata de um rumor ou de algo escondido, mas sim da atuação da Reserva Federal (Fed) e do Tesouro.

As afirmações recentes e consecutivas de Jerome Powell e Janet Yellen têm sido cirúrgicas para dizimar a pouca confiança que existe nos mercados. Yellen não se cansa de repetir que os ativos ainda estão caros e Powell vai avisando que a Fed vai subir taxas para além do nível neutral. Ambos parecem querer cozinhar uma queda dos mercados e a desaceleração da economia com vista a controlar a inflação.

Aparentemente, estamos perante uma nova PPT, que ironicamente se poderia chamar de Plunge Promotion Team, a quem só interessa impedir uma recuperação dos mercados.

NewsItem [
pubDate=2022-05-20 09:10:41.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/a-nova-ppt-895273
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=297
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_20_2147202627_a-nova-ppt
, topics=[opinião, fed, bce, bear market, mercado, economia, mercados, secção, bolsas]
, sections=[opiniao, economia]
, score=0.000000]