visao.sapo.ptapfigueiredo - 20 mai. 08:30

Visão | Segurança baseia-se na realidade, não em ideologia

Visão | Segurança baseia-se na realidade, não em ideologia

Suécia e Finlândia têm oscilado as suas políticas externas por uma neutralidade sui generis, num arco que foi da não beligerância à recusa de alinhamentos militares permanentes, passando pelo aumento dos seus orçamentos de Defesa ou pela manutenção do serviço militar obrigatório. Esta evolução estratégica clarificou-se com o final da Guerra Fria, ao entraram para […]

Suécia e Finlândia têm oscilado as suas políticas externas por uma neutralidade sui generis, num arco que foi da não beligerância à recusa de alinhamentos militares permanentes, passando pelo aumento dos seus orçamentos de Defesa ou pela manutenção do serviço militar obrigatório. Esta evolução estratégica clarificou-se com o final da Guerra Fria, ao entraram para o programa Parceria para a Paz da NATO (1994), juntamente com Estados de Leste, dos Balcãs, do Cáucaso, da Ásia Central e até a própria Rússia. Foi esse o círculo de parcerias desenhado para acomodar as várias geografias com estabilidade intermitente, tendo quase todas percorrido essa antecâmara de adesões futuras, alinhando compromissos políticos, meios técnicos e exercícios regulares com os padrões da NATO.

Em 2017, quando visitei Estocolmo e mantive contactos com políticos, jornalistas e analistas, existiam duas dinâmicas paralelas com efeitos na segurança nacional, agravadas pela invasão e anexação da Ucrânia três anos antes. Uma manifestava-se pelas ações intimidatórias da Rússia, quer no plano da desinformação, quer no domínio verbal sobre quaisquer intenções de adesão futura à NATO, quer ainda por várias incursões com submarinos em águas territoriais perto de Estocolmo e aeronaves no espaço aéreo sueco. Em março de 2017, a Suécia anunciou a restauração do serviço militar obrigatório, abolido em 2010, após 109 anos.

NewsItem [
pubDate=2022-05-20 09:30:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/opiniao/pontos-cardeais/2022-05-20-seguranca-baseia-se-na-realidade-nao-em-ideologia/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=212
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_20_1398681537_visao-seguranca-baseia-se-na-realidade-nao-em-ideologia
, topics=[opinião, bernardo pires de lima, pontos cardeais]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]