eco.sapo.pteco.sapo.pt - 15 mai. 10:14

Microsoft vai eleger professores e escolas mais inovadoras. Candidaturas abertas

Microsoft vai eleger professores e escolas mais inovadoras. Candidaturas abertas

O objetivo destes programas é reconhecer os docentes e instituições pelas melhores práticas de adoção e transformação digital na educação. Escolas e professores podem candidatar-se até 7 de julho.

Já abriram as candidaturas para os programas de educação da Microsoft, “Showcase School” e “Microsoft Innovative Educator (MIE) Expert”, do ano letivo 2022/2023. O objetivo é reconhecer os professores e escolas pelas melhores práticas de adoção e transformação digital no panorama da educação. As candidaturas estão abertas até 7 de julho.

“Na Microsoft, somos diariamente inspirados pelo impacto dos professores e das escolas no desenvolvimento das competências do século XXI dos alunos. Porque o digital também fomenta estas competências, é, com grande entusiasmo, que abrimos as candidaturas para os nossos programas de inovação na educação, que contam cada vez com mais escolas e professores portugueses”, diz Sandra Martinho, diretora para a área de educação e filantropia na Microsoft Portugal.

“Estes programas traduzem-se no acompanhamento, formação, partilha de experiências e ajuda à reflexão, às escolas e professores, nos seus caminhos de adaptação e transformação no digital”, acrescenta, em comunicado.

O programa “Showcase School” da Microsoft reconhece e promove a colaboração entre as escolas a nível mundial, através de reuniões regulares, workshops, guias, entre outras atividades focadas na transformação da educação. A nível global, integra 417 showcase schools, sendo que cinco são em Portugal: escola global, Agrupamento de Escolas de Freixo, Escola Profissional do Alto Minho Interior, Escola Profissional de Braga e United Lisbon International School.

Já o programa “MIE Expert” distingue, a nível global, os professores mais inovadores de cada país e com os quais a Microsoft colabora através de uma comunidade mundial exclusiva. A comunidade internacional de MIE Experts conta com 26 mil professores e em Portugal, só no último ano, cresceu 15%, para 412 professores inovadores. A nível dos distritos destacam-se Aveiro (100), Porto (79), Lisboa (75) e Braga (52), com 66% dos professores no atual ano letivo a lecionar em escolas públicas.

Para se tornarem uma Showcase School, as instituições de ensino terão, primeiro, que integrar o programa Showcase Incubator, no qual recebem o apoio da comunidade da Microsoft, incluindo 472 parceiros globais de formação e 199 líderes de transformação digital da educação. O programa conta com 909 instituições globalmente e com nove escolas em Portugal, além da Madeira, a primeira região a nível mundial a integrar o programa Showcase Incubator.

Para apoiar as escolas e professores na submissão das candidaturas, a Microsoft irá organizar duas sessões gratuitas, via Teams, para cada programa: Showcase School, dia 31 de maio, às 17h30, e MIE Expert, dia 8 de junho, às 17h30. Mais informações sobre o processo de candidatura aqui.

NewsItem [
pubDate=2022-05-15 09:14:29.0
, url=https://eco.sapo.pt/2022/05/15/microsoft-vai-eleger-professores-e-escolas-mais-inovadoras-candidaturas-abertas/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=409
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_15_351207819_microsoft-vai-eleger-professores-e-escolas-mais-inovadoras-candidaturas-abertas
, topics=[formação]
, sections=[]
, score=0.000000]