visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 15 mai. 08:00

Visão | Covid-19 sem tréguas: Estamos preparados para a sexta vaga? E as vacinas, aguentam-se?

Visão | Covid-19 sem tréguas: Estamos preparados para a sexta vaga? E as vacinas, aguentam-se?

Portugal é o terceiro país do mundo com mais infeções diárias por milhão de habitantes e o primeiro na Europa. A sexta vaga chegou em força, e duas sublinhagens da Ómicron vieram de novo baralhar o rumo da pandemia. As vacinas aguentar-se-ão?

Quase dois anos e meio depois do início da pandemia, que contabilizou mais de 6,2 milhões de mortes reportadas (a Organização Mundial da Saúde estima que o número real de mortos seja o triplo) e 515 milhões de infeções, em que ponto nos encontramos? A resposta pode variar segundo a latitude de cada país – a situação não é igual em todo o mundo –, mas uma coisa parece ser certa: as subvariantes da Ómicron vieram baralhar, outra vez, os dados.

A rapidez com que a Ómicron se disseminou pelos quatro cantos do mundo e as sublinhagens que entretanto apareceram posicionam-nos numa espécie de roda da sorte. Agora que foram reduzidas as medidas de contenção (inclusive com muitos países a deixarem cair a obrigatoriedade do uso de máscara), que se fazem menos testes e se vive com uma elevada saturação pandémica, a verdade é que não adianta tapar os olhos e os ouvidos: a pandemia está em plena quinta vaga, as infeções aumentam, e as mortes também, e a situação em Portugal não é das melhores – aliás, é das piores no que aos novos casos diz respeito.

NewsItem [
pubDate=2022-05-15 07:00:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2022-05-15-covid-19-sem-treguas-estamos-preparados-para-a-sexta-vaga-e-as-vacinas-aguentam-se/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=187
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_15_2120401038_visao-covid-19-sem-treguas-estamos-preparados-para-a-sexta-vaga-e-as-vacinas-aguentam-se
, topics=[sociedade, covid-19, 5ª vaga]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]