rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 14 mai. 20:16

Sanidade do sistema político depende de haver "oposição muito forte", diz Marcelo

Sanidade do sistema político depende de haver "oposição muito forte", diz Marcelo

O Presidente da República defendeu este sábado que, para haver sanidade no sistema político, é necessário "visualizar-se uma alternativa".

O Presidente da República defendeu este sábado que, para haver sanidade no sistema político, é necessário "visualizar-se uma alternativa", acrescentando que "só uma oposição muito forte" permite fazer "acordos de regime". .

Falando no encontro "Portugal XXI: País de futuro", que decorreu este sábado na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, Marcelo Rebelo de Sousa abordou os desafios que Portugal enfrenta e referiu-se à "questão muito debatida das condições institucionais para o crescimento económico". .

"Há condições institucionais que estão adquiridas em Portugal: a estabilidade governativa e parlamentar, durante o período de quatro anos, quatro anos e meio. Deve ser na Europa, que eu me lembre, o único país com maioria absoluta de um partido", afirmou o chefe de Estado, antes de notar que essa maioria também existe na Grécia "graças ao sistema eleitoral".

No entanto, Marcelo frisou que essa maioria absoluta "não chega": "A sanidade de um sistema é mais do que isso: é haver alternativa, ou visualizar-se uma alternativa, que só isso é que permite, nomeadamente, acordos de regime".

"Só uma oposição muito forte é suficientemente forte para fazer acordos de regime. Senão não faz: tem ciclos tão pequenos, tão pequenos, tão curtos, tão curtos, que não faz acordos de regime. São sempre precários", referiu. .

Elencando assim temas para acordos de regime, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que "há uns que são fáceis de fazer: a transição energética é largamente fácil, a digital é facílima, mais difícil a saúde, mais difícil a segurança social, embora mais fácil do que a saúde".

"Há assim uns domínios, já não conto com a educação, esperando que se ultrapasse os diferendos ideológicos em relação às qualificações", referiu. .

NewsItem [
pubDate=2022-05-14 19:16:43.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/politica/2022/05/14/sanidade-do-sistema-politico-depende-de-haver-oposicao-muito-forte-diz-marcelo/284192/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=272
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_14_97632771_sanidade-do-sistema-politico-depende-de-haver-oposicao-muito-forte-diz-marcelo
, topics=[informação, política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]