pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 14 mai. 20:00

Pentágono testa tecnologia de alta potência para derrubar drones

Pentágono testa tecnologia de alta potência para derrubar drones

Foram utilizados diferentes grupos de drones: os do grupo 1 com peso de 9kg; grupo 2, entre 9,5 e 25 kg, e grupo 3, de 25 a 600 kg.

O Pentágono concluiu recentemente testes de uma tecnologia radio, de alta potência, chamada sistema Epirus, que tem a capacidade de desativar vários drones ao mesmo tempo, de acordo com um relatório da Defense News publicado na quarta-feira.

A organização realizou, com sucesso, três demonstrações desta nova tecnologia para derrubar drones.

Os drones têm vindo a ser amplamente usados em cenários de guerra

Em tempos de guerra, os países têm vindo a desvendar um pouco mais a tecnologia e artilharia que possuam. No que diz respeito a esta tecnologia de alta potência, cujo objetivo é derrubar drones caso estes sejam uma ameaça, esta não é a primeira vez que o Pentágono testa este tipo de tecnologia. No ano passado já tinha realizado alguns testes com o objetivo de validar a precisão da tecnologia assim como a sua eficácia.

Como sabemos, os drones têm vindo a ser amplamente usados em cenários de guerra. Por exemplo, para o reconhecimento e a veiculação de tropas, a Ucrânia utiliza os Bayraktar TB2 da Turquia. Já a Rússia usa os drones Kalashnikov Kalashnikov, fabricados curiosamente pela empresa Kalashnikov.

Relativamente ao sistema dos Estados Unidos da América, o funcionamento deste sistema defensivo assenta em diferentes pulsos eletromagnéticos com origem em terra até ao destino.

Nos testes agora realizados, foram utilizados diferentes grupos de drones: os do grupo 1, com peso de 9 quilos; grupo 2, entre 9,5 e 25 quilos, e o grupo 3, de 25 a 600 quilos.

Diferentes sistemas foram usados ​​para derrubar os drones: Leonardo DRS, Epirus e Raytheon. O sistema mais implacável até ao momento continua a ser o Raytheon.

NewsItem [
pubDate=2022-05-14 19:00:21.0
, url=https://pplware.sapo.pt/informacao/pentagono-testa-tecnologia-de-alta-potencia-para-derrubar-drones/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=261
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_14_727858588_pentagono-testa-tecnologia-de-alta-potencia-para-derrubar-drones
, topics=[pentagono, tecnologia, notícias, drones, high tech]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]