www.publico.ptpublico.pt - 14 mai. 23:16

Pelo menos dez mortos num tiroteio em Buffalo, Nova Iorque

Pelo menos dez mortos num tiroteio em Buffalo, Nova Iorque

O tiroteio aconteceu num supermercado norte-americano. O atirador foi detido pelas autoridades.

Pelo menos dez pessoas morreram e três ficaram feridas num tiroteio durante a tarde de sábado num supermercado em Buffalo, no estado de Nova Iorque, nos EUA. O atirador foi detido pelas autoridades locais, que confirmaram o incidente nas redes sociais.

“O atirador encontra-se detido. Recomendamos que os automobilistas e residentes evitem a área”, lê-se num breve comunicado publicado no Twitter por volta das 15h20 locais (20h30 de Lisboa). O comissário da polícia de Buffalo confirmou à agência Reuters que pelo menos dez pessoas morreram e três ficaram feridas na sequência do ataque que ocorreu num supermercado da cadeia Tops Friendly Markets, na Jefferson Avenue. O atirador, de 18 anos, entregou-se à polícia.

A loja situa-se num bairro residencial a cerca de cinco quilómetros do centro de Buffalo, ao pé de um quartel de bombeiros.

O agente do FBI que está a tomar conta da ocorrência avança à Reuters que o tiroteio está a ser investigado simultaneamente como um “crime de ódio” e “extremismo violento com motivação racial”. Onze das treze vítimas negras. Segundo o mayor da cidade, Byron Brown, o atacante viajou “durante horas” até ao local do crime. “É um dia de grande dor para a nossa comunidade”, disse ainda.

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, pediu às pessoas que evitassem a área. “Estou a acompanhar de perto o tiroteio numa mercearia em Buffalo. Oferecemos assistência aos funcionários locais. Se estiver em Buffalo, evite a área e siga as orientações das autoridades policiais e dos funcionários locais”, escreveu nas redes sociais.

NewsItem [
pubDate=2022-05-14 22:16:09.0
, url=https://www.publico.pt/2022/05/14/mundo/noticia/menos-dez-mortos-tiroteio-buffalo-nova-iorque-2006247
, host=www.publico.pt
, wordCount=250
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_14_1755162182_pelo-menos-dez-mortos-num-tiroteio-em-buffalo-nova-iorque
, topics=[eua]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]