desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 14 mai. 08:00

Antevisão: Sporting à procura de assegurar a pontuação do ano passado, Santa Clara quer segurar 7.º posto

Antevisão: Sporting à procura de assegurar a pontuação do ano passado, Santa Clara quer segurar 7.º posto

O Sporting recebe, este sábado, o Santa Clara em partida a contar para a 34.ª e última jornada da I Liga. O encontro tem início às 20h30....

E eis que chega a última jornada da I Liga, e o Sporting fecha o campeonato com o Santa Clara, a equipa que infringiu aos leões a primeira derrota da temporada na I Liga, desaire que acabou por fazer com que os leões descolassem da frente no campeonato.

A equipa de Alvalade vai tentar responder ao amargo de boca obtido nos Açores, num encontro em que o conjunto orientado por Rúben Amorim até esteve em vantagem por duas vezes depois dos golos de João Palhinha e Sarabia. Só que o conjunto açoriano acabou por chegar à vitória depois dos golos de Jean Patric, Lincoln e Ricardinho.

Na Taça da Liga, os leões responderam e venceram em Alvalade por 2-1, com um autogolo de Mikel Villanueva e um tento de Pablo Sarabia. Lincoln voltou a fazer o golo da equipa das ilhas.

Momento das duas equipas

O Sporting já assegurou a segunda posição no campeonato e luta para alcançar os 85 pontos no campeonato, pontuação que valeu no ano passado o título aos leões. Há 51 anos que os verdes e brancos não ficavam acima do terceiro lugar depois de se sagrarem campeões e vão tentar assim na última jornada repetir o segundo melhor registo de sempre do clube, com 85 pontos, apenas atrás dos 86 pontos somados por Jorge Jesus em 2015/16.

Os verdes e brancos vêm de três vitórias consecutivas e marcaram pelo menos três golos em cada nas últimos três duelos. De destacar também o nível defensivo dos leões no seu reduto: São apenas oito golos sofridos. Já o Santa Clara há cinco jogos que não sabe o que é perder e nas últimas onze partidas foi derrotado apenas uma vez. Contudo, os açorianos são a equipa que menos pontos conquistou como visitante, como conjunto da primeira metade da tabela classificativa (apenas um triunfo frente ao Moreirense 0-2).

O Santa Clara ainda está na luta para segurar o sétimo lugar, já que conta com apenas um ponto de vantagem sobre o Estoril que tem 39.

Duelos entre as duas equipas

De referir que se realizaram 13 jogos entre os dois emblemas para o campeonato, com o Sporting a superiorizar-se com 10 vitórias, contra dois empates e um triunfo do Santa Clara, obtido esta temporada nos Açores.

No José Alvalade o Sporting nunca perdeu frente ao Santa Clara em seis partidas, somando cinco vitórias e um empate. Nas últimas quatro receções, os verdes e brancos impuseram-se com outros tantos triunfos.

O que disseram os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "O Santa Clara habituou-se a não perder jogos, o primeiro passo para criar uma equipa forte, tem jogadores de qualidade. Será um jogo difícil, mas sem grande responsabilidade para as duas equipas. Somos o Sporting, queremos deixar uma boa imagem perante os adeptos. Queríamos fazer 88 pontos, só podemos fazer 85. É o objetivo para o jogo. Posso avançar já o 'onze': Vai jogar o João Virgínia, o Nuno Santos, o Inácio, o Coates, o Neto, o Porro, o Bragança, o Palhinha, o Pedro Gonçalves, o Sarabia e o Tabata. Não digam ao Mário Silva!".

Mário Silva, treinador do Santa Clara: "Não acredito num Sporting desmotivado. Não acredito num Sporting sem ambição. Tenho o privilégio de conhecer o Rúben [Amorim]. Sei o quanto ele é ambicioso e competente. De certeza absoluta que vai motivar os seus jogadores para darem o máximo, principalmente porque jogam perante o seu público. De certeza absoluta que as duas equipas vão jogar para ganhar. Nós vamos fazê-lo. Se vamos conseguir ou não, não sei, mas vamos fazê-lo porque aquilo que é a nossa profissão exige esse mesmo respeito: dar o máximo sempre, seja em que circunstâncias for".

Arbitragem

Hugo Miguel é o árbitro designado para dirigir o encontro entre o Santa Clara e o Sporting. Bruno Jesus e Ricardo Santos são os assistentes e Dinis Gorjão o quarto árbitro. Luís Ferreira é o VAR e Inácio Pereira o AVAR.

NewsItem [
pubDate=2022-05-14 07:00:00.0
, url=https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/antevisao-sporting-a-procura-de-assegurar-a-pontuacao-do-ano-passado-santa-clara-quer-segurar-7-o-posto
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=645
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_14_168264251_antevisao-sporting-a-procura-de-assegurar-a-pontuacao-do-ano-passado-santa-clara-quer-segurar-7-posto
, topics=[/futebol/primeira-liga/, desporto, futebol, primeira-liga]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]