desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 14 mai. 07:00

Antevisão FC Porto-Estoril: Dia de festa no Dragão com novo recorde à vista

Antevisão FC Porto-Estoril: Dia de festa no Dragão com novo recorde à vista

Equipa de Sérgio Conceição recebe hoje o troféu de campeão nacional, no final de um jogo em que pode alcançar mais um registo impressionante....

Depois de ter assegurado a conquista do 30.º título em pleno Estádio da Luz, o FC Porto prepara-se agora para levantar a taça na receção ao Estoril, com a possibilidade de estabelecer novo recorde de pontuação da I Liga, bastando-lhe empatar com os ‘canarinhos’ para o conseguir.

A equipa treinada por Sérgio Conceição totaliza 88 pontos, tendo já igualado o máximo que foi estabelecido pelo Benfica na temporada 2015/16 e reeditado pelo FC Porto em 2017/18, quando o técnico conquistou o primeiro de três títulos no comando dos ‘dragões’.

Sérgio Conceição entra no restrito lote de treinadores tricampeões nos ‘dragões’ Ver artigo

Por outro lado, o recente triunfo sobre o Benfica (1-0) permitiu ao FC Porto chegar aos 84 golos na I Liga, um registo que já é o segundo melhor da história dos dragões, se tivermos em conta os campeonatos disputados em 34 jornadas. Igualam, assim, a equipa de 1995/96, que tinha Bobby Robson no comando técnico.

O recorde pertence à equipa de 1998/99, treinada por Fernando Santos, que marcou 85 golos na época culminada com a conquista do inédito penta. Com um jogo ainda por disputar, a marca de há 23 anos está agora em risco.

Quatro jogadores à espera de serem campeões

Sérgio Conceição pode ainda dar minutos a alguns jogadores do plantel que não se estrearam na I Liga, casos do defesa Rúben Semedo, do avançado Fernando Andrade e dos guarda-redes Cláudio Ramos e Francisco Meixedo, de forma a terem a possibilidade de serem também considerados campeões nacionais.

A única incógnita diz respeito a Meixedo, quarto guarda-redes do plantel, uma vez que Marchesín deve ser titular na baliza, em jeito de aquecimento para a final da Taça de Portugal.

Quanto a Matheus Uribe, que recupera de uma rotura muscular sofrida no início de abril, deve ficar resguardado para o jogo decisivo no Jamor. O colombiano chegou a atuar durante 45 minutos na receção diante do Vizela (4-2), da 32.ª jornada, mas falhou o clássico da ronda seguinte, com o Benfica, e passou a integrar o boletim clínico dos dragões, juntamente com Wilson Manafá.

Com a manutenção garantida e moralizado pelo regresso às vitórias na última jornada, na receção ao Moreirense, o Estoril chega ao Dragão com o objetivo de subir mais um lugar na classificação (neste momento é oitavo, a um ponto do Santa Clara).

Para o último jogo do calendário, Bruno Pinheiro não vai poder contar com Bernardo Vital, expulso na partida com os cónegos, mas terá Ferraresi de volta, após cumprir castigo.

Noite de festa

Após o jogo frente ao Estoril, o novo campeão nacional será recebido nos paços do concelho da Câmara Municipal do Porto. A festa começa ainda no Estádio do Dragão com a entrega do troféu de campeão nacional, que chegará ao relvado pelas mãos do antigo capitão portista, Helton, a que se seguirá a mítica romagem aos Aliados, em trio elétrico.

A receção aos azuis e brancos decorrerá no átrio da Câmara Municipal do Porto e culminará com a deslocação à varanda, esperando-se, nesse momento, a presença de milhares de adeptos nos Aliados.

Confronto direto

Este é o 65.º encontro entre FC Porto e Estoril em todas as competições, sendo que a equipa portista soma 38 vitórias, contra 12 triunfos dos estorilistas. No que toca ao campeonato, as duas equipas já se enfrentaram em 53 jogos, com nove vitórias dos 'canarinhos', 12 empates e 32 triunfos dos dragões.

Se olharmos apenas para os jogos disputados no Dragão, mantém-se o domínio do FC Porto: 24 vitórias em 32 jogos, contra dois triunfos do Estoril e seis empates. A última vitória do conjunto da Linha aconteceu precisamente em casa do adversário, em dezembro de 2014. Na altura, um golo de Evandro aos 78 minutos foi suficiente para bater os azuis e brancos.

Na primeira volta da presente temporada, a equipa de Sérgio Conceição esteve a perder por 2-0 na Amoreira, mas acabou por dar a volta na segunda parte, com golos de Taremi, Luis Díaz e Francisco Conceição, este último aos 89 minutos.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição (FC Porto): "Vou utilizando os jogadores que acho importantes para ganhar os jogos. Alguns ainda não participaram em jogos do campeonato, vamos ver, em função do jogo, em função do que vamos ter com o Estoril, uma equipa que fez um excelente campeonato. Uma equipa que vem da II Liga e faz o que o Estoril fez, é de louvar. O adepto do FC Porto quer festejar o título durante a semana em cima de uma vitória."

*Bruno Pinheiro, treinador do Estoril, não realiza as conferências de imprensa de antevisão

O árbitro

António Nobre foi o árbitro nomeado para dirigir o jogo da consagração do campeão FC Porto. O juiz da AF Leiria vai ter Pedro Ribeiro e Nuno Pereira como assistentes e João Casegas no papel de quarto árbitro. Cláudio Pereira estará no VAR, assistido por Tiago Mota.

O FC Porto-Estoril, da 34.ª jornada da I Liga, está marcado para as 18h00 deste sábado e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

NewsItem [
pubDate=2022-05-14 06:00:00.0
, url=https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/antevisao-fc-porto-estoril-dia-de-festa-no-dragao-com-novo-recorde-a-vista
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=837
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_14_1027504543_antevisao-fc-porto-estoril-dia-de-festa-no-dragao-com-novo-recorde-a-vista
, topics=[/futebol/primeira-liga/, desporto, futebol, primeira-liga]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]