Observador - 14 mai. 00:12
O tempo é este! Porque não há mais tempo
O tempo é este! Porque não há mais tempo
É essencial transformar desafios em oportunidades, para que a recuperação seja inclusiva e sustentável. Devemo-lo às próximas gerações, mas também a nós. A todos nós, para que ninguém fique para trás.
Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.
Texto publicado no livro “101 Vozes pela Sustentabilidade – por um Desenvolvimento Sustentável”, iniciativa do ISCTE Executive Education, edição Oficina do Livro, Maio 2022

…
Se a transição não for justa, ela não acontecerá. Será interrompida pela oposição dos que se sentirem esquecidos e perspetivarem as suas vidas irremediavelmente destruídas. Será minada por interesses financeiros imediatistas, que instrumentalizarão os que forem marginalizados. Se a transição não for justa, falharemos miseravelmente. Não apenas como geração, mas como espécie na Terra.
As alterações climáticas e a definição de respostas políticas eficazes são um desafio sem precedente na História moderna. Vivemos uma década crítica para a preservação dos ecossistemas, dos habitats naturais, da biodiversidade dos continentes e oceanos. E o que está em causa é algo bem tangível.
O tempo é este! Porque não há mais tempo. (Lewis Allan Reed, NYC, 1989)