observador.ptobservador.pt - 25 jan. 18:33

Empresa de Leiria condenada a coima de 350 mil euros por descargas ilegais de efluentes

Empresa de Leiria condenada a coima de 350 mil euros por descargas ilegais de efluentes

A empresa é acusada de degradar a qualidade ambiental do rio Lis, porque permitiu a abertura de uma vala que encaminhava os efluentes pecuários para a água.

Uma empresa de Leiria foi condenada na coima de 350 mil euros devido a descargas ilegais de efluentes, tendo sido absolvida, assim como o seu representante legal, do crime de poluição, decisão da qual o Ministério Público vai recorrer.

Numa informação disponibilizada no seu sítio na internet, a Procuradoria da República da Comarca de Leiria referiu que em causa estão factos ocorridos numa exploração suinícola, na localidade da Lameira, Ortigosa, no dia 4 de julho de 2019.

Segundo o despacho de acusação, “o arguido, como representante legal da sociedade arguida, ordenou e permitiu a abertura de uma vala que encaminhava os efluentes pecuários vindos dos vários edifícios da exploração suinícola, sem qualquer tratamento ou depuração, até à linha de água situada a sul da mesma, acabando por desaguar no rio Lis”.

“Dessa forma, os arguidos degradaram a qualidade ambiental da água e dos solos circundantes, disseminando substâncias e produtos líquidos e sólidos potencialmente poluentes e prejudiciais para o corpo e saúde das pessoas, inutilizando-a para consumo humano”, referiu a Procuradoria.

O Tribunal Judicial de Leiria “apenas considerou provada a prática de factos integradores de ilícitos contraordenacionais [ambientais], condenando a sociedade na coima única de 350 mil euros”, explicou a Procuradoria.

“O Ministério Público entende que ficou provada a prática do crime de poluição, posição que defendeu no julgamento, em sede de alegações finais, razão pela qual irá recorrer da sentença”, acrescentou.

A sentença foi proferida no dia 13 de janeiro pelo Juízo Local Criminal de Leiria.

NewsItem [
pubDate=2022-01-25 19:33:06.0
, url=https://observador.pt/2022/01/25/empresa-de-leiria-condenada-a-coima-de-350-mil-euros-por-descargas-ilegais-de-efluentes/
, host=observador.pt
, wordCount=240
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_25_983317799_empresa-de-leiria-condenada-a-coima-de-350-mil-euros-por-descargas-ilegais-de-efluentes
, topics=[multas, leiria]
, sections=[]
, score=0.000000]