www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 25 jan. 19:49

SNS passa a ter senhorio francês em Lagos

SNS passa a ter senhorio francês em Lagos

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai passar a explorar o Hospital de São Gonçalo, em Lagos, até agora nas mãos do grupo HPA Saúde.
Um mês após o edifício do Hospital Privado São Gonçalo, em Lagos, ter sido comprado pelos franceses da Icade Santé à Fidelidade, o grupo HPA Saúde acordou com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e o SNS a cedência definitiva daquela unidade hospitalar.

Assim, o SNS passará a ser o novo inquilino do grupo francês que em finais de dezembro desembolsou 213 milhões de euros para comprar um portefólio que incluía os edifícios de hospitais Lusíadas em Lisboa, Porto e Albufeira - bem como a clínica da Boavista, no Porto - e o hospital de São Gonçalo.

Esta terça-feira, o grupo HPA Saúde anunciou o acordo com o CHUA e o SNS para ceder o hospital em Lagos que integrava o grupo desde dezembro de 2017. O HPA detém cinco outras unidades hospitalares localizadas no Algarve, Alentejo e Madeira.

No comunicado, o grupo privado de saúde assinala que "já em abril de 2020, o Grupo HPA Saúde tinha disponibilizado de forma exclusiva esta unidade para acompanhamento de doentes COVID, num esforço de colaboração com o SNS, num momento particularmente difícil da pandemia, sendo que desde janeiro do ano passado voltou a ceder os seus serviços de internamento e bloco operatório para cirurgias de ambulatório de doentes NÃO-COVID".


A unidade que passa agora para o setor público conta com trinta camas e duas salas de bloco operatório.

O grupo HPA Saúde indica, por outro lado, que irá "reforçar a sua presença na região do Barlavento com a inauguração de duas novas unidades na cidade de Lagos e mais uma ampliação ao Hospital Particular de Alvor. As unidades em Lagos serão dedicadas ao diagnóstico e atendimento ambulatório, enquanto as melhorias no HPA-Alvor incidirão na área da Oncologia, Oftalmologia, Exames Especiais, Bloco Operatório e respetivo recobro".

NewsItem [
pubDate=2022-01-25 20:49:52.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/sns-passa-a-ter-senhorio-frances-em-lagos
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=289
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_25_664965068_sns-passa-a-ter-senhorio-frances-em-lagos
, topics=[empresas]
, sections=[economia]
, score=0.000000]