jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 25 jan. 16:22

Autoagendamento da dose de reforço para maiores de 25 anos já está disponível

Autoagendamento da dose de reforço para maiores de 25 anos já está disponível

Os utentes com 25 anos ou mais já pode fazer o auto-agendamento da dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Já está disponível o autoagendamento para utentes com 25 anos ou mais e que pretendam receber a dose de reforço contra a Covid-19. O alargamento foi oficializado esta quinta-feira e é possível fazê-lo na plataforma da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Além de permitir as marcações para estes utentes, o portal do autoagendamento está aberto para pessoas com 50 ou mais anos para a dose de reforço contra a Covid-19 e a vacina da gripe, assim como os utentes com 18 ou mais anos vacinados com vacina Janssen há 90 ou mais dias.

A partir do portal,  os cidadãos podem escolher o local, e consequentemente hora, em que serão vacinados.

No site dedicado à Covid-19 do Ministério da Saúde, os cidadãos têm de indicar primeiramente a sua data de nascimento. Posteriormente, a página pede o n��mero de utente (verso do cartão de cidadão), nome completo do cidadão que pretende ser vacinado e novamente a data de nascimento.

Assim, quando os dados forem analisados, o cidadão com mais de 18 anos que ainda não tenha recebido qualquer dose, não tenha contraído a doença e não tenha marcação para receber a vacina, poderá indicar o distrito, concelho e local de vacinação à escolha. Ainda nesta página, o cidadão tem de indicar o número de identificação fiscal (NIF), nacionalidade e o número de telemóvel para o qual será enviado a mensagem de texto com a confirmação da data de vacinação.

A partir da introdução destes dados já é possível escolher o dia em que pretende ser vacinado, com a plataforma do Ministério da Saúde a sugerir a data mais próxima disponível no centro de vacinação escolhido previamente.

Com a data escolhida, o pedido de agendamento será enviado para o telemóvel anteriormente colocado no site. Na mensagem de texto constará a hora precisa do dia para que a vacinação ficou marcada no centro de vacinação. Também na véspera do dia para que a vacinação ficou marcada, os serviços enviam uma mensagem como lembrança.

Caso as vagas fiquem indisponíveis para o dia escolhido, os utentes com mais de 18 anos podem optar por ficar na lista de espera do centro escolhido, escolher outra data ou outro centro de vacinação.

NewsItem [
pubDate=2022-01-25 17:22:48.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/autoagendamento-da-dose-de-reforco-para-maiores-de-25-anos-ja-esta-disponivel-837661
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=356
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_25_592747916_autoagendamento-da-dose-de-reforco-para-maiores-de-25-anos-ja-esta-disponivel
, topics=[economia, especiais, especial coronavírus]
, sections=[economia]
, score=0.000000]