jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 25 jan. 17:24

Tempestade tropical “Ana” já afetou mais de 11 mil pessoas em Moçambique

Tempestade tropical “Ana” já afetou mais de 11 mil pessoas em Moçambique

Apesar da diminuição da sua intensidade, o perigo de inundações mantém-se e os impactos nas escolas aumentam numa altura em que mais de dois mil edifícios foram parcial ou totalmente destruídos. População ainda estava a recuperar da passagem dos furacões Idai e Kenneth.

A tempestade tropical “Ana” já afetou 11.271 pessoas e deixou várias infraestruturas como hospitais, estradas e pontes destruídas em Moçambique, segundo dados publicados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres.

Em comunicado, a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, diz que a tempestade, que já baixou de intensidade, deixou centenas de famílias desalojadas com cerca de 2.496 casas destruídas total ou parcialmente.

O sector da educação em Nampula também sofreu um impacto em 28 escolas e 64 salas de aulas, afetando cerca de 7.058 alunos e 108 professores.

“Estima-se que a tempestade continue a causar deslocamentos, inundações e danos nas infraestruturas nas províncias afetadas, com impacto potencial em populaç��es altamente vulneráveis que já sofreram desastres naturais anteriores e conflitos no norte de Moçambique”, descreve o documento

A Oikos ressalva que milhares de famílias ainda estão a ser apoiadas pela organização portuguesa na região, na sequência da passagem dos furacões Idai e Kenneth.

A Organização Não Governamental para o Desenvolvimento “está a trabalhar com os parceiros nacionais e humanitários para apoiar nos levantamentos rápidos que vão avaliar melhor o impacto e resposta de apoio às populações”, esclarece na nota.

Moçambique é o país mais vulnerável às alterações climáticas, de acordo com o Índice de Risco Climático Global.

NewsItem [
pubDate=2022-01-25 18:24:22.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/tempestade-tropical-ana-ja-afetou-mais-de-11-mil-pessoas-em-mocambique-837700
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=205
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_25_366682333_tempestade-tropical-ana-ja-afetou-mais-de-11-mil-pessoas-em-mocambique
, topics=[sociedade, mundo, economia]
, sections=[economia, sociedade, actualidade]
, score=0.000000]