jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 25 jan. 20:30

Turista francês condenado a oito anos de prisão no Irão por espionagem

Turista francês condenado a oito anos de prisão no Irão por espionagem

Benjamin Brière, de 36 anos, foi preso em maio de 2020 depois de pilotar um drone perto da fronteira do Irão com o Turcomenistão. Ministério dos Negócios Estrangeiros francês classificou esta condenação de "inaceitável".

Um turista francês foi condenado a oito anos de prisão no Irão com base numa acusão de espionagem. Benjamin Brière, de 36 anos, foi preso em maio de 2020 depois de pilotar um drone perto da fronteira do Irão com o Turcomenistão, conta a BBC esta terça-feira, 25 de janeiro.

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, considera esta decisão do tribunal iraniano “inaceitável” enquanto o advogado de Benjamin Brière, fez questão de realçar o estado “cada vez mais debilitado” do cidadão francês que iniciou uma greve de fome em dezembro.

Philippe Valent defende ainda que o seu cliente “não teve um julgamento justo e com juízes imparciais”, acrescentando que Benjamin Brière não foi informado dos crimes pelos quais era acusado. “Este veredicto é o resultado de um processo puramente político”, salienta.

A mesma opinião é partilhada pela família do turista francês. Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, Benjamin Brière foi preso enquanto estava de férias no Irão, juntamente com mais de uma dúzia de turistas ou pessoas com dupla cidadania iraniana detidas no Irão, embora seja o único detido conhecido que também não possui passaporte iraniano.

NewsItem [
pubDate=2022-01-25 21:30:39.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/turista-frances-condenado-a-oito-anos-de-prisao-no-irao-por-espionagem-837728
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=187
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_25_2089926580_turista-frances-condenado-a-oito-anos-de-prisao-no-irao-por-espionagem
, topics=[mundo, economia]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]