www.jn.ptjn.pt - 25 jan. 23:31

″Temos orgulho de ser o inimigo principal do Chega″, diz Costa

″Temos orgulho de ser o inimigo principal do Chega″, diz Costa

O líder do PS acusou o presidente do PSD de se ter tornado "dependente" do Chega. Esta terça-feira, em Aveiro, António Costa apontou a mira a Rui Rio por "traduzir com palavras meigas" as ideias do líder da extrema-direita.

"Temos orgulho de sermos o inimigo principal do Chega", afirmou Costa, recebendo uma ovação dos militantes e simpatizantes que lotaram o comício do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Embora tenha tenha mencionado diretamente o Chega, o alvo do secretário-geral socialista era o líder do PSD. "A nós nunca nos verão a traduzir com palavras meigas as palavras de André Ventura", afirmou. Nunca nos verão querer dizer que a prisão perpétua não é prisão perpétua. Nunca nos verão a ficarmos dependentes do voto do Chega".

A tentativa de colagem de Rio a Ventura, que tem sido recorrente nos discursos de Costa durante esta campanha, chegou já no final do discurso. "A nossa fronteira não é não ter ministros do Chega no Conselho de Ministros. É não querermos depender de nenhum voto do Chega para coisa nenhuma", insistiu, naquele que foi um dos momentos mais aplaudidos da sua intervenção.

Já na segunda-feira, o líder do PS tinha argumentado que Rio está condenado a colocar-se nas mãos do Chega caso venha a formar Governo, referindo-se ao líder do PSD como "refém" de Ventura. Costa recordou nessa ocasião que o Governo Regional dos Açores, embora social-democrata, rubricou um acordo com a referida força política.

O comício ficou também marcado pela intervenção de Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e cabeça-de-lista do PS por Aveiro. O governante criticou a "visão profundamente individualista" da sociedade partilhada por PSD, CDS e IL, argumentando que a liberdade não pode ser um "valor abstrato" e que está intimamente ligada ao Estado Social, "a maior construção coletiva" que o país já empreendeu.

NewsItem [
pubDate=2022-01-26 00:31:00.0
, url=https://www.jn.pt/nacional/temos-orgulho-de-ser-o-inimigo-principal-do-chega-diz-costa-14527098.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=264
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_25_1822579399_-temos-orgulho-de-ser-o-inimigo-principal-do-chega-diz-costa
, topics=[ps, antónio costa, ant�nio costa, nacional, legislativas 2022]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]