jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 25 jan. 18:37

Unilever vai cortar 1.500 postos em funções de gestão com reestruturação

Unilever vai cortar 1.500 postos em funções de gestão com reestruturação

Esta proposta de novo modelo organizacional "irá resultar na redução de funções de gestão" na posição sénior "de cerca 15% e mais 5% em funções de gestão júnior, o equivalente a cerca de 1.500 funções" em termos globais, refere a Unilever.

A Unilever, grupo que detém marcas como Ben & Jerry’s, Dove ou Knorr, anunciou hoje alterações ao modelo de organização, que pretende simplificar, o que representa um corte de 1.500 funções de gestão.

Em comunicado, o grupo explica que pretende, com a alteração do modelo de organização, torná-lo “mais simples” e “mais focado” nas categorias de negócio.

Esta proposta de novo modelo organizacional “irá resultar na redução de funções de gestão” na posição sénior “de cerca 15% e mais 5% em funções de gestão júnior, o equivalente a cerca de 1.500 funções” em termos globais, refere a Unilever.

As alterações “estarão sujeitas a consulta” e “não esperamos que as equipas das fábricas sejam afetadas por estas mudanças”, salienta a Unilever.

“Todos os custos relacionados com a nova organização serão geridos dentro dos planos de investimento de reestruturação existentes”, acrescenta.

Neste sentido, o grupo irá afastar-se da sua atual estrutura matricial e será organizado em cinco áreas de negócio distintas: beleza e bem-estar; cuidados pessoais; cuidados com o lar; nutrição; e gelados.

“Cada grupo de negócio será totalmente responsável pela sua estratégia, crescimento e entrega de lucros, globalmente”, lê-se no comunicado.

“O nosso novo modelo organizacional foi desenvolvido ao longo do último ano e foi desenhado para dar continuidade ao avanço que estamos a ver no desempenho dos nossos negócios”, afirma o presidente executivo da Unilever, Alan Jope, citado no comunicado.

“A mudança para cinco grupos de negócio permitir-nos-á responder melhor às tendências do consumidor e do canal, com responsabilidade clara pela entrega. O crescimento mantém-se como a nossa principal prioridade e estas mudanças irão sustentar a nossa busca por isso”, acrescentou o responsável.

Esta mudança acontece após notícias recentes de que a empresa fez uma proposta não solicitada de 50 mil milhões de libras (cerca de 59,6 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) para a compra da unidade de ‘health care’ da GlaxoSmithKline que foi rejeitada, o que levou a uma queda das ações e a uma reação dos investidores.

A Unilever detém mais de 400 marcas de consumo, incluindo maionese Hellmann’s, chá Lipton, sabonete Dove e a linha de desodorizante Rexona.

NewsItem [
pubDate=2022-01-25 19:37:50.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/unilever-vai-cortar-1-500-postos-em-funcoes-de-gestao-com-reestruturacao-837779
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=345
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_25_1545222730_unilever-vai-cortar-1-500-postos-em-funcoes-de-gestao-com-reestruturacao
, topics=[empresas, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]