jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 25 jan. 18:20

Montreux 2022: celebrar o jazz e a arte gráfica

Montreux 2022: celebrar o jazz e a arte gráfica

A 56ª edição do Festival de Jazz de Montreux só arranca em julho, mas a festa já começou. Falamos da festa do traço, da arte gráfica que há muito também faz parte deste icónico festival. O mote deste ano é "levar a alegria a sério".

Tradição é tradição, e não seria à 56ª edição do Montreux Jazz Festival que esta iria perder o fôlego. Todos os anos, aquele que é um dos mais antigos e conceituados festivais de jazz do mundo convida um artista a desenhar o cartaz do evento que tomará conta da cidade homónima, no verão, nas margens do lago Genebra.

É assim desde que um dos fundadores do Montreux Jazz Festival, Claude Nobs, lançou o repto àquele que viria a revolucionar a imagem do festival, Pierre Keller. “Não sei nada de música, a minha carreira musical acabou na banda do exército suíço. E tu, não sabes nada de arte”, comentou Keller com Nobs. E o futuro começou aqui.

No início da década de 1980, Keller assumia a direção de arte, dando início a uma história de encontros, paixões e experimentações que há muito (desde sempre?) fazem parte da história da arte gráfica. Falamos dos cartazes que acompanham o Montreux Jazz Festival desde 1982, ano em que Keller desafiou Jean Tinguely a desenhar-lhe um festival de jazz. No ano seguinte, leva a Montreux um jovem artista norte-americano então pouco conhecido, Keith Haring, e pede-lhe muito simplesmente para pintar t-shirts e cobrir as paredes e os automóveis da pacata cidade com os seus inconfundíveis “personagens”.

1986 © Keith Haring, Andy Warhol

Uma viagem no tempo

Camille Walala, artista francesa a residir em Londres, recebeu carta branca para desenhar o cartaz para a edição deste ano. Conhecida por pintar em grande escala, usar cores explosivas e padrões geométricos, faz questão em guiar-se pelo mote “Levar a alegria a sério”.

A sua criação para a 56ª edição do Montreux Jazz Festival, que decorrerá entre 1 e 16 de julho, vai assim integrar o imenso panteão de icónicos cartazes deste histórico festival. Desde 1967, ano em que nomes como Nina Simone, Ella Fitzgerald e, claro, Miles Davis, marcavam as ondas hertzianas, que o Montreux Jazz Festival cruza o universo da música com as artes gráficas. A exposição que pode ser vista em Montreux vai, uma vez mais, celebrar esse cocktail criativo.

1976 © Milton Glaser

Nos primórdios, Milton Glaser, Shigeo Fukuda e Max Bill deram nas vistas. Em 1983, Keith Haring criou uma “trilogia” e, três anos depois, fez um novo tríptico em colaboração com Andy Warhol. A allure manteve-se irresistível e os convites seguiram o seu curso.

David Bowie aterra no “planeta Montreux” em 1995 e, à medida que o festival alargou o seu espetro musical a bandas como Radiohead, Kendrick Lamar, Muse, Pharrell Williams, Ed Sheeran, Alicia Keys, Lady Gaga e Adele, também artistas contemporâneos como Julian Opie, Sylvie Fleury, Christian Marclay, John Armleder e o fotógrafo e artista francês JR se juntaram à ‘equipa’.

2018 © Christian Marclay

O programa da 56ª edição do Montreux Jazz Festival vai ser anunciado na primavera. Pode ir consultando o site para manter-se a par das novidades, comprar bilhetes ou algum dos seus memoráveis cartazes.

NewsItem [
pubDate=2022-01-25 19:20:25.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/montreux-2022-celebrar-o-jazz-e-a-arte-grafica-837565
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=476
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_25_124837721_montreux-2022-celebrar-o-jazz-e-a-arte-grafica
, topics=[bandas, keith haring, jazz, lady gaga, david bowie, arte gráfica, lago genebra, suiça, montreux jazz festival, cartazes, exposição, cultura & lifestyle, música, economia, andy warhol]
, sections=[economia, vida]
, score=0.000000]