rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 15 jan. 16:58

Migrante mexicano morre depois de detido por autoridades dos EUA

Migrante mexicano morre depois de detido por autoridades dos EUA

O incidente está a ser investigado pelo Departamento de Polícia de San Diego.

quando cruzava ilegalmente a fronteira entre os dois países, na Califórnia, avançou este sábado o serviço norte-americano de alfândega e proteção fronteiriça.

A morte aconteceu na quarta-feira, dia 12, quando um operador de câmara de vigilância da patrulha de fronteira observou nove suspeitos de estarem a tentar atravessar ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos, numa área industrial perto de Porto de Entrada de Otay Mesa, que faz fronteira com Tijuana, México.

Vários agentes deste organismo deslocaram-se até ao local e que foi transferido para as instalações do serviço fronteiriço norte-americano, para dar início ao seu processo de deportação.

“Depois de chegar ao porto de entrada, disse o serviço norte-americano de alfândega e proteção fronteiriça (CBP, na sigla em inglês), em comunicado, sem avançar a possível causa da morte.

Os agentes chamaram tendo os serviços médicos de San Diego declarado a morte do homem.

O incidente está a ser investigado pelo Departamento de Polícia de San Diego, com a ajuda do gabinete de medicina forense de San Diego e do gabinete de responsabilidade profissional do CBP. De acordo com o protocolo,

A fronteira sudeste dos EUA regista, há vários meses, um grande afluxo de imigrantes indocumentados e requerentes de asilo, muitos deles mexicanos. Em novembro passado, último mês sobre o qual são conhecidos números oficiais, dos quais mais de 63.000 eram mexicanos. Em novembro de 2020, o número total de pessoas intercetadas foi de 42.643.

NewsItem [
pubDate=2022-01-15 16:58:27.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2022/01/15/migrante-mexicano-morre-depois-de-detido-por-autoridades-dos-eua/268417/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=229
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_15_976298769_migrante-mexicano-morre-depois-de-detido-por-autoridades-dos-eua
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]