pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 15 jan. 01:30

Quer abandonar a rede 2G? O Android 12 já tem esta funcionalidade

Quer abandonar a rede 2G? O Android 12 já tem esta funcionalidade

A Google passou a permitir que os utilizadores do Android 12 desativem o acesso a redes 2G, tornado assim mais segura aos seus smartphones

Apesar de estarmos já a olhar para o Android 13 e para as novidades que vai trazer, a Google não abandonou ainda a versão agora lançada. O Android 12 ainda tem muito por descobrir e os fabricantes estão ainda a lançar as suas versões.

Algo que foi agora descoberto remete para a segurança uma novidade. O Android 12 tem disponível passou a permitir que os utilizadores desativem o acesso a redes 2G, tornado assim mais segura a sua ligação aos operadores.

Uma tecnologia que é cada vez menos usada

Apesar de estarmos já a começar a testar tecnologias como o 5G, há ainda muitas outras que estão presentes e são verdadeiras heranças. Falamos do 2G, uma das mais antigas tecnologias ainda acessíveis e que muitos smartphones podem usar se necessitarem.

Claro que dada a sua idade, esta parou no tempo e está sujeita a várias vulnerabilidades já conhecidas e que não vão ser resolvidas. Estará para ser desativada a breve trecho, apesar de ser ainda usada em algumas situações.

As the @EFF points out, Android 12 adds a toggle to disable the 2G modem. 2G is insecure and vulnerable to interception, so you're advised to avoid it.https://t.co/26YFMVtTHt

Unfortunately, this feature requires version 1.6 of the Radio HAL, and many devices don't have that. pic.twitter.com/oxyOFkyiVA

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) January 13, 2022
2G já pode ser desativado no Android 12

Para proteger os utilizadores do seu sistema, a Google resolveu dar ao Android 12 uma nova opção e uma nova funcionalidade. Assim, de futuro, os smartphones que usarem esta versão, vão poder desativar o acesso às redes 2G, com uma simples mudança nas definições.

Acessível em Definições > Rede e Internet > SIMs > Permitir 2G, dá liberdade aos utilizadores de ativarem ou desativarem este acesso. Ao fazê-lo, impedem que sejam exploradas as vulnerabilidades identificadas e que permitem a leitura de mensagens ou o escutar de chamadas de forma simples.

Google garante assim mais segurança no smartphone

Apesar de estar apenas acessível no Android 12, depende dos fabricantes para a ter presente. Para estar presente, exige uma atualização do Rádio HAL, o que pode limitar a sua presença. Os smartphones Samsung e Google mais recentes têm esta atualização e por isso devem conseguir desativar o 2G.

Esta é uma opção interessante, porque traz ainda mais segurança ao Android. Por outro lado, e por esta rede 2G ser ainda usada em áreas onde outras tecnologias não chegaram, criará uma limitação para chamadas e até para serviços de emergência.

NewsItem [
pubDate=2022-01-15 01:30:43.0
, url=https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/preparados-para-abandonar-a-rede-2g-o-android-12-ja-tem-esta-funcionalidade/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=407
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_15_24356622_quer-abandonar-a-rede-2g-o-android-12-ja-tem-esta-funcionalidade
, topics=[tecnologia, smartphone, android 12, 2g, android, segurança, google]
, sections=[sociedade, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]