rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 15 jan. 15:42

China e Irão dão início a acordo estratégico para cooperação económica e política

China e Irão dão início a acordo estratégico para cooperação económica e política

Pequim é um dos principais parceiros comerciais do Irão e foi um de seus maiores compradores de petróleo antes de o então Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reimpor sanções unilaterais, em 2018.

A China, crítica às sanções de Washington contra Teerão, anunciou este sábado opara fortalecer a cooperação económica e política entre os dois países.

A China e o Irão assinaram o acordo em 2021, após anos de negociações, numa parceria pretende abranger áreas tão variadas como

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, e o seu homólogo iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, anunciaram na sexta-feira o estabelecimento do acordo, durante uma reunião em Wuxi, no leste da China, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros de

mas analistas dizem que o petróleo iraniano continua a entrar naquele país como matéria importada oficialmente de outros países.

Wang disse na sexta-feira que

Pequim pretendia, há muito tempo, fortalecer os laços com Teerão, tendo o Presidente chinês, Xi Jinping, descrito durante uma rara visita ao país, em 2016.

A reunião dos dois ministros acontece enquanto continuam negociações em Viena sobre um possível acordo para acabar com o desenvolvimento de armas nucleares em Teerão.

Um acordo de 2015 – assinado pelo Irão, Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha – levantou algumas das sanções a Teerão em troca da limitação do programa nuclear do Irão.

No entanto, os Estados Unidos retiraram-se unilateralmente do acordo em 2018, reimpondo sanções duras, o que resultou num recuo por parte de Teerão dos compromissos relativos ao seu programa nuclear.

As negociações para salvar o acordo nuclear recomeçaram no final de novembro, após um hiato em junho, quando o Irão elegeu um novo governo ultraconservador.

A China acredita que os Estados Unidos são responsáveis pelo estado atual do acordo, como afirmou o próprio ministro Wang ao seu homólogo iraniano, segundo o comunicado.

NewsItem [
pubDate=2022-01-15 15:42:35.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2022/01/15/china-e-irao-dao-inicio-a-acordo-estrategico-para-cooperacao-economica-e-politica/268406/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=263
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_15_143964160_china-e-irao-dao-inicio-a-acordo-estrategico-para-cooperacao-economica-e-politica
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]