observador.ptobservador.pt - 15 jan. 15:48

Novo orçamento da Câmara de Grândola aprovado pela Assembleia Municipal

Novo orçamento da Câmara de Grândola aprovado pela Assembleia Municipal

Segunda versão do orçamento da cidade de Grândola foi aprovada graças à abstenção da coligação PSD/CDS, que tinha votado contra a primeira versão.

A segunda versão do orçamento da Câmara de Grândola (CDU) para este ano, de 34 milhões de euros, foi aprovada pela Assembleia Municipal, graças à abstenção da bancada da coligação PSD/CDS-PP, que tinha chumbado a primeira versão.

O novo orçamento, com o mesmo valor do primeiro, foi aprovado na sexta-feira pela Assembleia Municipal de Grândola, no distrito de Setúbal, com os votos a favor dos 12 eleitos da CDU, contra dos 11 do PS e a abstenção dos dois da coligação PSD/CDS-PP, que permitiu viabilizar o documento, disse este sábado à agência Lusa o presidente do município, o comunista António Figueira Mendes.

Segundo o autarca, a segunda versão inclui “uma clarificação” das verbas relativas a apoios a atribuir aos bombeiros, às juntas de freguesia e às instituições particulares de solidariedade social do concelho, as quais, segundo as bancadas do PS e da coligação PSD/CDS-PP na Assembleia Municipal de Grândola, “não estavam muito claras” na primeira versão.

Os membros da bancada do PS voltaram a votar contra, mas os da coligação PSD/CDS-PP “entenderam que a clarificação era suficiente e abstiveram-se”, frisou.

No passado mês de dezembro, a primeira versão do orçamento tinha sido aprovada por maioria na câmara, com votos a favor dos quatro eleitos da gestão comunista e contra dos três vereadores socialistas. Depois, ainda em dezembro, foi chumbada pela Assembleia Municipal, com os votos contra das bancadas do PS e da coligação PSD/CDS-PP e a favor da CDU (12).

Após o chumbo, a gestão CDU apresentou a segunda versão do orçamento, que voltou a ser aprovada por maioria na câmara, com votos a favor dos eleitos comunistas e contra dos socialistas, e, na sexta-feira, pela Assembleia Municipal.

Segundo a Câmara de Grândola, o orçamento aprovado para este ano é superior em mais de três milhões em relação ao de 2021, e está “focado na melhoria da qualidade de vida da população, com uma atenção especial ao atual contexto” de pandemia de Covid-19. O orçamento dá “prioridade” às áreas sociais, como saúde, educação e ação social, habitação e programas direcionados à juventude.

Atrav��s do orçamento, o executivo quer “manter a dinâmica na área da cultura e do património, continuar a melhorar os equipamentos educativos, desportivos, o espaço público, arruamentos, estradas, caminhos e infraestruturas básicas”.

O orçamento prevê também a concretização de investimentos municipais “essenciais para captar novos e diversificados” projetos “geradores de riqueza e de postos de trabalho”, refere. Neste sentido, o município destaca a expansão da Zona Industrial Ligeira e o processo de instalação do Parque Logístico de Grândola.

Nos capítulos da coesão económica e da qualidade de vida, indica, a cultura, o desporto, a educação, a juventude e o desenvolvimento social “continuarão a ser áreas prioritárias”. “Além das respostas sociais, importa também encontrar respostas para a construção de habitações a custos controlados, construção de loteamentos municipais para autoconstrução e disponibilização de habitações com rendas acessíveis”, refere.

Nas áreas da regeneração urbana e de reforço dos serviços públicos, o município quer continuar “as obras estruturantes que transitam do ano anterior” e iniciar “um conjunto alargado de novos projetos”.

Entre estes projetos, o município destacou o Parque Urbano Municipal, o edifício da Universidade Sénior, a estrada de acesso à praia de Melides, a Rua Nova em Melides, o espaço lúdico e de lazer de Canal Caveira, os Bairros da Aldeia Mineira do Lousal, a Avenida António Inácio da Cruz e o Largo Zeca Afonso, a Rua D. Nuno Alvares Pereira e o Centro Municipal de Proteção Civil.

NewsItem [
pubDate=2022-01-15 15:48:30.0
, url=https://observador.pt/2022/01/15/novo-orcamento-da-camara-de-grandola-aprovado-pela-assembleia-municipal/
, host=observador.pt
, wordCount=566
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_15_1309611718_novo-orcamento-da-camara-de-grandola-aprovado-pela-assembleia-municipal
, topics=[autarquias, alentejo]
, sections=[]
, score=0.000000]