www.jn.ptjn.pt - 14 jan. 00:01

A receita do palavreado

A receita do palavreado

Junte saúde, educação e impostos. Salgue a gosto. Triture tudo. Leve ao forno durante 25 minutos. Simples, é esta a receita dos debates televisivos. Está de acordo com o zeitgeist: tudo é aceleração, tudo é pastilha elástica mastiga-e-deita-fora. A voragem arrasta sem deixar lastro. Parar já não rima com pensar. No final do tempo regulamentar, interessa apenas decidir quem ganhou e quem perdeu.

Sobre a Europa - essa coisa à qual pertencemos e da qual dependemos - nem um palavra.

Sobre a inflação - essa coisa que nos come o rendimento e que nos cairá em cima daqui a pouco - pouquíssimas palavras.

Sobre o litoral assoberbado e o interior desertificado - essa coisa que rasga o país - reduzidas palavras.

Sobre a regionalização - essa coisa que assusta centralistas e faz tremer a ampla corte estacionada no Terreiro do Paço - nulas palavras.

Sobre as alterações climáticas - essa coisa que põe em xeque a nossa sobrevivência - raras palavras.

E por aí fora, num movimento cuja rapidez deixa até de fora a discussão sobre o que fazer com a pipa de massa da "bazuca"...

À saúde, educação e impostos os candidatos têm juntado umas pitadas disto e daquilo. Por exemplo: esbracejando para tentar sobreviver, "Chicão" insiste na conversa da ideologia de género. Percebe-se: a liberdade para escolhermos o que queremos fazer com o nosso corpo, com a nossa identidade, não quadra com um certo conservadorismo que o líder centrista julga ainda representar. Macho é macho, fêmea é fêmea. Ponto.

Uma democracia deliberativa precisa de bastante mais. Sabemos como chegamos a este perigoso estreitamento do espaço público. Não sabemos como sair dele. E isso, sim, merece umas palavras (não confundir com palavreado).

*Jornalista

NewsItem [
pubDate=2022-01-14 00:01:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/paulo-ferreira/a-receita-do-palavreado--14488982.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=213
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_14_1950338902_a-receita-do-palavreado
, topics=[paulo ferreira, opinião, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]