observador.ptobservador.pt - 8 dez. 01:46

Bens de Karl Lagerfeld leiloados. Gato de Joana Vasconcelos entre as peças de arte vendidas

Bens de Karl Lagerfeld leiloados. Gato de Joana Vasconcelos entre as peças de arte vendidas

Os bens pessoais de Karl Lagerfeld vão ser vendidos em três leilões e o primeiro acaba de acontecer no Mónaco. A Sotheby's está encarregue de vender mais de mil peças do vasto espólio do designer.

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Karl Lagerfeld foi uma figura da cultura popular e um ávido colecionador. O designer de moda morreu em 2019 e agora muitos dos seus bens pessoais vão a leilão na Sotheby’s, num evento dividido em três partes. A primeira aconteceu no Mónaco, presencialmente, entre os dias 3 e 5 de dezembro e online entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro e, segundo o jornal Daily Mail, resultou em quase 12 milhões de euros.

O leilão KARL – Karl Lagerfeld’s Estate é, para a Sotheby’s, uma homenagem ao criativo. Mais de 100 bens pessoais, provenientes das casas de Lagerfeld em França e no Mónaco, serão leiloados em três eventos diferentes divididos em três locais: Mónaco, Paris e Colónia.

A Parte I aconteceu no Mónaco nos dias 4 e 5 de dezembro de 2021 e decorreu online entre 28 de novembro e 6 de dezembro.
A Parte II acontecerá em Paris nos dias 14 e 15 de dezembro e online entre os dias 6 e 16 de dezembro.
A Parte III do leilão acontece em Colónia, cidade Natal de Karl Lagerfeld, em março de 2022.

Os lotes a leilão são também um reflexo da sua personalidade, da sua carreira e do seu gosto. Lagerfeld era designer de moda, mas as suas áreas de interesse incluíam também a decoração, a fotografia, o design, a arte e colecionava peças de todas elas. As peças deste leilão incluem também obras sobre o próprio Lagerfeld, como o retrato assinado por Takashi Murakami, ou bonecos Tokidoki. E há ainda os bens pessoais, como taças com a imagem da sua gata Choupette.

Na primeira parte deste leilão, que aconteceu em Monte Carlo entre 3 e 5 de dezembro, contou com várias peças de mobiliário e decoração, entre as quais obras de Art Deco de Louis Süe e André Mare, obras de arte contemporânea de artistas como Jeff Koons, Baldessari e Takashi Murakami. E ainda peças em prata, roupa de casa em linho, tapetes, objetos em vidro, baús de viagem, e vários serviços de loiça. Foram vendidas também ilustrações da autoria de Lagerfeld, mas também assinadas por Yves Saint Laurent. Há ainda a acrescentar três Rolls Royces, muitas mitenes (luvas sem dedos) que o designer usava e casacos de marcas como  Dior, Saint Laurent, KL, Comme des Garçons ou Martin Margiela.

Entre as obras de arte deste leilão está uma peça de Joana Vasconcelos. A obra da artista, que tem por base uma escultura Gato Assanhado de Bordalo Pinheiro, está revestida com crochê e chama-se Chupette, o nome da gata de Karl Lagerfeld. Antes do evento estimava-se que a obra fosse vendida por um valor entre os cinco e os sete mil euros, mas acabou o martelo da Sotheby’s só bateu aos 20,160 euros.

Sotheby's is paying tribute to Karl Lagerfeld with the sale of more than 1,000 lots from his residences in France and Monaco, an anthology of his personal taste but also of his life and career.

Watch the first sale session LIVE in Monaco: https://t.co/myKkZIhFCh

— Sotheby's (@Sothebys) December 4, 2021

Karl Lagerfeld é alemão, mas foi em França que se tornou uma estrela. O designer assumiu as rédeas da maison Chanel em 1983, como diretor criativo e manteve-se no cargo até à sua morte a 19 de fevereiro de 2019. Durante estes 36 anos ajudou a tornar a marca francesa uma referência e um império global e tornou-se, ele próprio, também uma figura chave no universo da moda e do luxo e um ícone da cultura popular, com uma imagem tão característica que é transversalmente reconhecível.

NewsItem [
pubDate=2021-12-08 02:46:04.0
, url=https://observador.pt/2021/12/08/bens-de-karl-lagerfeld-leiloados-gato-de-joana-vasconcelos-entre-as-pecas-de-arte-vendidas/
, host=observador.pt
, wordCount=606
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_12_08_479194272_bens-de-karl-lagerfeld-leiloados-gato-de-joana-vasconcelos-entre-as-pecas-de-arte-vendidas
, topics=[leilões, mónaco, compras, celebridades, moda, arte]
, sections=[vida]
, score=0.000000]