observador.ptobservador.pt - 8 dez. 17:09

Bruxelas propõe legislação para reforçar cooperação policial na União Europeia

Bruxelas propõe legislação para reforçar cooperação policial na União Europeia

A Comissão Europeia propôs um Código de Cooperação Policial, que inclui uma recomendação sobre cooperação policial operacional e novas regras sobre partilha de informação.

A Comissão Europeia quer reforçar a cooperação policial entre os Estados-membros e dar aos agentes policiais da União Europeia (UE) mais ferramentas modernas de informação, tendo proposto esta quarta-feira um Código de Cooperação Policial.

O pacote legislativo inclui uma recomendação sobre cooperação policial operacional e novas regras sobre partilha de informação e ainda propostas para melhorar as operações transfronteiriças, proporcionar canais e prazos claros para o intercâmbio de informação, reforçando ainda o papel da Europol.

O Código de Cooperação Policial “ajudará a colmatar as lacunas de informação, impulsionará a prevenção, deteção e investigação de crimes e infrações na UE e incentivar a segurança para todos na Europa”, segundo um comunicado.

No que respeita à cooperação policial, o pacote legislativo pretende criar “normas comuns para cooperação entre agentes policiais que participam em patrulhas conjuntas e atuam no território de outro Estado-membro”.

Apesar de as operações policiais e as investigações criminais serem da responsabilidade dos Estados-membros, estas normas comuns ambicionam “facilitar o trabalho dos agentes policiais noutros países da UE”.

As novas regras sobre o intercâmbio de informações entre as autoridades policiais dos Estados-membros preveem que os agentes policiais de um país devem ter acesso equivalente à informação à disposição dos seus colegas de outro Estado-Membro, nas mesmas condições.

As regras revistas sobre intercâmbio oficial de dados para cooperação policial visam a melhoria a facilitação e aceleração do intercâmbio de dados, ajudando a identificar os criminosos, passando as imagens faciais de suspeitos e criminosos condenados e registos policiais a ser partilhados.

A Europol irá também ser capaz de apoiar os Estados-membros de forma mais eficiente, verificando os dados de países fora da UE. A proposta terá que ser agora debatida e adotada pelo Conselho da UE e o Parlamento Europeu.

NewsItem [
pubDate=2021-12-08 18:09:24.0
, url=https://observador.pt/2021/12/08/bruxelas-propoe-legislacao-para-reforcar-cooperacao-policial-na-uniao-europeia/
, host=observador.pt
, wordCount=281
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_12_08_427020847_bruxelas-propoe-legislacao-para-reforcar-cooperacao-policial-na-uniao-europeia
, topics=[comissão europeia, união europeia]
, sections=[]
, score=0.000000]