www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 8 dez. 13:40

Costa apela às famílias para que façam autotestes antes de se juntarem no Natal

Costa apela às famílias para que façam autotestes antes de se juntarem no Natal

'Façam pelo menos um autoteste antes de se juntarem para a consoada e para o dia de Natal, para que tenhamos um dia seguro', apelou o primeiro-ministro no programa de entretenimento 'Casa Feliz' da SIC. António Costa considerou que vacinação obrigatória não será necessária e recomendou vacina para crianças entre 5 e 11 anos.
O primeiro-ministro esteve esta quarta-feira no programa de entretenimento da SIC "Casa Feliz", onde deixou vários alertas para o Natal que se aproxima. António Costa defendeu que as famílias devem fazer um autoteste antes de se juntarem para a quadra natalícia e pôs de lado qualquer possibilidade de avançar com a vacinação obrigatória.

"Com o nível de vacinação que temos cada vez há mais pessoas que, estando infetadas, não têm qualquer sintoma. E com isso correm o risco de estar a infetar outros. Por isso, façam pelo menos um autoteste antes de se juntarem para a consoada e para o dia de Natal, para que tenhamos um dia seguro", apelou o primeiro-ministro, no programa "Casa Feliz". 

Para evitar que o próximo mês de janeiro seja igual ao do ano passado, em que se gerou uma nova vaga de infeções devido à "folga" dada do Natal, António Costa explicou que foi criada a chamada "semana de contenção" em janeiro, "para evitar que as famílias se cruzem no trabalho ou nas escolas", no caso das crianças e jovens.

O líder do Executivo socialista reafirmou que "é fundamental" que sejam tomadas "todas as cautelas". "A vacina é muito importante para dar proteção, mas não é suficiente para acabar com a pandemia. Temos de ajudar a vacina a acabar com a pandemia, com os nossos comportamentos individuais", frisou, acrescentando que a testagem é "muito importante". 

Apesar dos novos casos de covid-19 estarem a subir nas últimas semanas, o primeiro-ministro diz que a testagem tem permitido "conter" a pandemia, ao permitir detetar e isolar os casos positivos e contactos de risco. E afirmou: "Praticamente todos os dias temos estado a bater recordes de testagem e temos de continuar com este ritmo". 

Vacinação obrigatória? Não será necessário
Enquanto a discussão sobre a vacinação obrigatória contra a covid-19 vai ganhando terreno na Europa, com países como a Áustria e a Grécia a avançarem com a medida, António Costa diz que essa questão "não faz o menor sentido" em Portugal, devido à "adesão extraordinária" às vacinas que se verificou no país.

"Qual é o sentido de criar uma lei a obrigar as pessoas a fazer aquilo que elas espontânea e naturalmente estão a fazer? É uma questão que, para nós, não faz sentido", argumentou.

A opinião que é partilhada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que já disse anteriormente que "os portugueses percebem que devem vacinar-se, sem necessidade de vacinação obrigatória". 

Vacinação de crianças é "importante"
Para os portugueses que ainda não se vacinaram, António Costa lembrou que, neste momento, há já "uma amostra enorme de milhões de pessoas foram vacinadas" e que os efeitos secundários como dores no braço e inflamações são "raríssimos e não têm comparação com os riscos que se incorre na contração da doença".

"Estamos hoje mais protegidos [com a vacina]. Devem ganhar confiança, porque é verdade que, houve menos tempo, mas os laboratórios e a ciência não encurtaram etapas de testes que tinham de ser feitos. As vacinas não foram colocadas no mercado sem serem devidamente testadas sobre a sua segurança", salientou.

Sobre a vacinação das crianças entre os 5 e 11 anos, António Costa disse que "é importante" porque, embora "sofram menos com a doença, são transmissoras" da covid-19. Salientou ainda que uma criança infetada pode infetar toda o agregado familiar e pode outros colegas na escola, condicionando todo o programa de recuperação de aprendizagens.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) decidiu, esta terça-feira, recomendar a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos, mas o líder do Executivo lembra que a decisão caberá sempre aos pais. "Não é o Estado que vai obrigar ninguém a ser vacinado", reiterou. O programa e calendário da vacinação deverá ser conhecido "no final desta semana".
NewsItem [
pubDate=2021-12-08 14:40:20.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/costa-apela-as-familias-a-fazerem-autotestes-antes-de-se-juntarem-no-natal
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=610
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_12_08_1719952773_costa-apela-as-familias-para-que-facam-autotestes-antes-de-se-juntarem-no-natal
, topics=[política]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]