visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 26 nov. 11:04

Exame Informática | Cientistas encontram presa de mamute nas profundezas do oceano

Exame Informática | Cientistas encontram presa de mamute nas profundezas do oceano

Investigadores especializados em exploração do fundo do oceano estão abismados com a descoberta de uma presa de mamute em perfeitas condições de conservação e que terá mais de cem mil anos

Em julho deste ano, uma equipa de cientistas recolheu, com muito espanto, uma presa de mamute medindo cerca de um metro a mais de três mil metros de profundidade. A equipa acredita que as condições extremas, como a pressão e o frio intenso, ajudaram a manter a presa em condições de conservação ótimas.

Daniel Fisher, paleontólogo envolvido na descoberta, explica que “o ambiente de preservação do oceano profundo deste espécime é diferente de tudo o que já vimos anteriormente”, salientando que a maior parte das descobertas deste tipo acontecem na ordem das dezenas de metros de profundidade, lembra o Mashable.

A descoberta foi feita no oceano na costa da Califórnia e a forma como a presa foi parar tão fundo ainda está envolta em mistério. Os mamutes, alguns com mais de quatro metros de altura, andaram por aquelas terras em períodos tão recentes quanto há 11 mil anos. A equipa quer agora analisar o fóssil e determinar a idade do mamute, suspeitando que possa ter mais de cem mil anos.

“Começamos a esperar o inesperado quando exploramos o fundo do mar, mas ainda estou abismado que tenhamos encontrado uma antiga presa de mamute”, assume Steven Haddock, cientista marinho do Monterey Bay Aquarium Research Institute.

NewsItem [
pubDate=2021-11-26 11:04:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2021-11-26-cientistas-encontram-presa-de-mamute-nas-profundezas-do-oceano/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=202
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_26_848667086_exame-informatica-cientistas-encontram-presa-de-mamute-nas-profundezas-do-oceano
, topics=[tecnologia, mamute, ciência, profundezas, oceano, exame informática, presa]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]