rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 26 nov. 04:46

RCA. Governo propõe prolongar mandato do general português ao serviço da ONU

RCA. Governo propõe prolongar mandato do general português ao serviço da ONU

A proposta prevê a prorrogação do mandato até 29 de abril do próximo ano.

O Governo vai propor ao Presidente da República a prorrogação da nomeação do major-general Paulo Maia Pereira para o cargo de segundo comandante da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA).

A proposta foi aprovada em Conselho de Ministros e prevê a prorrogação do mandato até 29 de abril do próximo ano.

"Foi aprovada a proposta, a apresentar a Sua Excelência o Presidente da República, de prorrogação da nomeação do Major-general Paulo Emanuel Maia Pereira para o cargo de Deputy Force Commander da United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic (MINUSCA) até 29 de abril de 2022", lê-se, no comunicado do Conselho de Ministros.

Maia Pereira, do Exército português, foi nomeado pela primeira vez para o cargo em janeiro do ano passado e tomou posse em fevereiro. Ao longo da sua carreira, o major-general desempenhou funções como chefe da Divisão de Planeamento Estratégico Militar (DIPLAEM) do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), e no Quartel-General do Comando Supremo das Forças Aliadas na Europa.

Portugal tem atualmente na MINUSCA 191 militares e 45 meios. A missão da ONU na RCA visa apoiar a comunidade internacional na reforma do setor de segurança do Estado, contribuindo para a segurança e estabilização do país, o apoio na resolução da crise humanitária e ao processo de transição, através do desarmamento, desmobilização e reintegração dos diferentes grupos armados.

A RCA caiu no caos e na violência em 2013, após o derrube do então Presidente François Bozizé por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas na anti-Balaka.

Ver Mais
NewsItem [
pubDate=2021-11-26 04:46:18.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2021/11/26/rca-governo-propoe-prolongar-mandato-do-general-portugues-ao-servico-da-onu/262180/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=321
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_26_25883739_rca-governo-propoe-prolongar-mandato-do-general-portugues-ao-servico-da-onu
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]