jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 26 nov. 09:51

Funchal anuncia base de dados para evitar "vícios" na atribuição de apoios sociais

Funchal anuncia base de dados para evitar "vícios" na atribuição de apoios sociais

O autarca especificou que esta rede tem como finalidade fazer um diagnóstico social de modo a "averiguar se não há apoios duplicados, se não há pessoas beneficiadas em excesso e em detrimento de outras que podiam ser beneficiadas e não são", disse Pedro Calado no encerramento do Fórum cujo tema, "Um

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai constituir uma base de dados dos apoios sociais no próximo ano, através da criação de uma rede social do Funchal, de modo a evitar “vícios” na concessão de apoios sociais e evitar fornecer apoios “a quem não precisa”, frisou o Presidente da CMF, Pedro Calado.

O autarca especificou que esta rede tem como finalidade fazer um diagnóstico social de modo a “averiguar se não há apoios duplicados, se não há pessoas beneficiadas em excesso e em detrimento de outras que podiam ser beneficiadas e não são”, disse Pedro Calado no encerramento do Fórum cujo tema, “Uma Luz para a Solidariedade”, foi promovido pela Associação Monte de Amigos, que teve lugar na Escola da Apel.

“Mais vale ser um trabalhador ativo do que um subsídio-dependente”, considerou Pedro Calado, prometendo “combater o que é injusto”. O presidente da CMF aponta também para a contradição de haver “cada vez mais apoios” e “mais empresas e mais emprego”, mas, simultaneamente, “haver cada vez mais pobres” e aponta para a urgência de averiguar tal incongruência.

Pedro Calado apelou aos alunos para quem discursou, que tivessem um “olhar crítico” para com a sociedade, para a forma como os apoios são diagnosticados e distribuídos, para assim ajudar “a construir uma sociedade diferente”.

Um dos projetos desta base de dados será desenvolvido juntamente com o Governo Regional e em parceria com os agentes sociais do concelho.

NewsItem [
pubDate=2021-11-26 09:51:01.0
, url=https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/funchal-anuncia-base-de-dados-para-evitar-vicios-na-atribuicao-de-apoios-sociais-813468
, host=jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=231
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_26_1829122929_funchal-anuncia-base-de-dados-para-evitar-vicios-na-atribuicao-de-apoios-sociais
, topics=[apoios sociais, subsídio-dependentes, madeira sociedade, economia, madeira, madeira política]
, sections=[economia]
, score=0.000000]