rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 26 nov. 11:46

Venda de armas "online". Operação termina com uma detenção e sete arguidos

Venda de armas "online". Operação termina com uma detenção e sete arguidos

Agentes da PSP levaram a cabo 18 mandados de busca nos concelhos da Lisboa, Setúbal, Guarda, Bragança e Viseu.

Uma detenção, sete arguidos e a apreensão de uma reprodução de arma, três bastões extensíveis e um aerossol de defesa foi o resultado de uma operação da PSP contra a venda de armas online.

A operação, realizada quinta-feira, visou o cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito e 18 mandados de busca, dos quais 10 de busca domiciliária, nos concelhos da Lisboa, Setúbal, Guarda, Bragança e Viseu.

Durante a ação foram ainda apreendidos pela PSP dois telemóveis, um portátil, um tablet e um disco rígido.

A operação resultou de uma investigação desenvolvida durante um ano pela PSP, em articulação com o Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa (DIAP) e relacionada com a detenção, tráfico e mediação de armas.

"Esta investigação foi iniciada após a sinalização efetuada pelo Departamento de Armas e Explosivos e análise realizada pelo Núcleo de Cibercriminalidade do Departamento de Investigação Criminal, a um anúncio efetuado numa plataforma digital de vendas 'online' onde se disponibilizavam para venda várias supostas armas", precisou a PSP.

Esta operação envolveu 30 policias de várias valências da PSP, onde se inclui o Departamento de Armas e Explosivos e Departamento de Investigação Criminal da PSP.

Na véspera, fonte policial revelou à Lusa a detenção de um bancário, de 25 anos, por suspeitas de tráfico de armas comercializadas através da plataforma 'online' OLX, no âmbito daquela operação.

O detido é ainda suspeito de ter desviado fundos de contas bancárias de clientes da Caixa Geral de Depósitos, onde trabalha.

NewsItem [
pubDate=2021-11-26 11:46:25.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2021/11/26/venda-de-armas-online-operacao-termina-com-uma-detencao-e-sete-arguidos/262218/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=241
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_26_1798237204_venda-de-armas-online-operacao-termina-com-uma-detencao-e-sete-arguidos
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]