visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 26 nov. 10:54

Exame Informática | Taiwan quer colaborar com Ocidente nos semicondutores

Exame Informática | Taiwan quer colaborar com Ocidente nos semicondutores

Ministro de Taiwan assume em viagem por três países europeus a intenção de cooperar com o ‘velho continente’ na produção de chips. Moldes desta parceria ainda não são conhecidos

Taiwan, a sede de tecnológicas como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC) e outras semelhantes, quer ajudar a resolver a crise dos chips que assola a eletrónica de consumo e a indústria automóvel. Kung Ming-hsin, que lidera o Conselho de Desenvolvimento Nacional de Taiwan, assumiu perante os jornalistas que o país pretende cooperar com a Eslováquia, a República Checa e a Lituânia neste âmbito. A intenção de Taiwan será bem vista por Bruxelas que procura há algum tempo estabelecer sinergias com aquela região.

A estratégia passa pela criação de grupos de trabalho com cada um dos países europeus, que já demonstraram também interesse nesta parceria. “A cadeia de fornecimento de semicondutores é enorme. Muitos países podem desempenhar diferentes papéis”, afirmou Kung, citado pela Reuters.

Taiwan quer desta forma expressar a sua gratidão para com estes três países pela doação de vacinas contra a Covid-19 e pela Lituânia e República Checa terem manifestado uma posição pró-Taiwan na situação geopolítica com a China.

Oficialmente, a União Europeia não tem quaisquer laços diplomáticos formais com o regime de Taiwan, mas os responsáveis políticos daquele território querem estreitar relações, realçando os valores partilhados de democracia e liberdade.

A estratégia da Comissão Europeia para aumentar a produção de chips no continente inclui um envolvimento de Taiwan, em moldes ainda por apurar.

NewsItem [
pubDate=2021-11-26 10:54:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-11-26-taiwan-quer-colaborar-com-ocidente-nos-semicondutores/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=213
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_26_160470037_exame-informatica-taiwan-quer-colaborar-com-ocidente-nos-semicondutores
, topics=[semicondutor, europa, tecnologia, chip, taiwan, mercados, exame informática]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia, actualidade]
, score=0.000000]