jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 26 nov. 11:22

Marta Temido: "Passamos por uma fase em que está quase tudo contra nós" (com áudio)

Marta Temido: "Passamos por uma fase em que está quase tudo contra nós" (com áudio)

Marta Temido aponta que a decisão de aplicar as medidas no início de dezembro serve para "dar um sinal claro de que as medidas são agora, mas que também estamos preocupados em criar espaço a seguir ao Natal em que haja uma maior contenção".

A ministra da Saúde já reagiu às novas medidas de restrição anunciadas na quinta-feira pelo primeiro-ministro após o Conselho de Ministro discutir o aumento de casos que se tem feito sentir nas últimas semanas. “Estamos a passar por uma fase em que está quase tudo contra nós”, assumiu Marta Temido aos jornalistas.

“É o frio, a questão da maior transmissibilidade em ambientes às vezes não tão arejados quanto o deviam ser e o convívio familiar associado à quadra natalícia. São três elementos de enorme preocupação”, recordou a governante responsável pela pasta da Saúde.

Com o Conselho de Ministros a decidir medidas preventivas para o período anterior e posterior ao Natal, Marta Temido aponta que a decisão serve para “dar um sinal claro de que as medidas são agora, mas que também estamos preocupados em criar espaço a seguir ao Natal em que haja uma maior contenção”.

“A cada 15 dias estamos a duplicar casos. O risco de transmissão é muito elevado neste momento”, explicou, mostrando que as medidas anunciadas têm como objetivo travar o aumento que se tem verificado.

Abordando as vacinas e a testagem, a ministra adiantou que “a testagem é um instrumento que permite saber o estado de eventual infeção que uma pessoa tenha. Se estou vacinado porque tenho de ser testado? Apesar de estar protegido posso ter a infeção e transmiti-la”.

Marta Temido relembrou ainda que o Governo voltou a acionar o mecanismo dos quatro testes gratuitos por mês comparticipados pelo Estado, de forma a que os cidadãos possam estar informados sobre eventuais infeções.

NewsItem [
pubDate=2021-11-26 11:22:50.0
, url=https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/marta-temido-passamos-por-uma-fase-em-que-esta-quase-tudo-contra-nos-813520
, host=jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=252
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_26_1577069857_marta-temido-passamos-por-uma-fase-em-que-esta-quase-tudo-contra-nos
, topics=[multimédia, podcasts, política, economia, especial coronavírus]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]