pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 26 nov. 11:15

Câmara holográfica consegue ver através de tecidos e ossos humanos

Câmara holográfica consegue ver através de tecidos e ossos humanos

Uma nova câmara desenvolvida por investigadores dos EUA é capaz de ver através de quase tudo, incluindo tecidos e ossos humanos.

Uma nova câmara desenvolvida por investigadores dos Estados Unidos da América (EUA) é capaz de ver através de quase tudo, incluindo tecidos e ossos humanos.

A câmara holográfica tem também potencial para captar imagem de objetos em rápido movimento.

Um grupo de investigadores da Northwestern's McCormick School of Engineering, nos EUA, desenvolveu uma nova câmara holográfica de alta resolução que consegue alcançar cantos, bem como ver através da pele e dos ossos.

A nossa tecnologia vai dar início a uma nova onda de potencialidades de imagem.

Disse Florian Willomitzer, da Northwestern's McCormick School of Engineering e primeiro autor do estudo, numa declaração.

O relativamente novo campo de investigação chama-se imagem fora da linha de visão (em inglês, NLoS) e pauta-se por um nível de resolução altamente elevado. Então, além de a câmara captar imagens através de tecidos e ossos, tem potencial para captar imagens de objetos em rápido movimento, como carros em excesso de velocidade ou até o bater de um coração.

Os nossos atuais protótipos de sensores utilizam luz visível ou infravermelha, mas o princípio é universal e poderia ser alargado a outros comprimentos de onda. Por exemplo, o mesmo método poderia ser aplicado a ondas de rádio para exploração espacial ou imagens acústicas subaquáticas. Pode ser aplicado a muitas áreas…

Disse Willomitzer.

Funcionamento da câmara holográfica

Esquema demonstra a configuração tecnológica para a operação da câmara

Conforme refere o primeiro autor do estudo, a tecnologia utilizada na nova câmara poderia ser aplicada a várias áreas, desde a imagiologia médica, de forma não invasiva, até à inspeção industrial de espaços apertados ou restritos.

Tecnologia usada na câmara constrói imagens coerentes

A tecnologia utilizada na câmara interceta a luz dispersa proveniente de um objeto, por forma a reconstruir a informação existente para revelar o objeto original. Os investigadores comparam-na com uma lanterna a brilhar numa mão.

Nesse exemplo, embora apenas veja um ponto grande de luz formado na mão, pela lanterna, a tecnologia permite ver o osso, uma vez que captura essa luz dispersa e reconstrói-a numa imagem coerente.

Segundo os investigadores, esta tecnologia utilizada na câmara holográfica pode ser aplicada a finalidades diferentes, como visualizar um órgão dentro do corpo humano, passando por todos os tecidos e ossos.

Leia também:

Atualização: Utilização de bodycams por polícias em Portugal em votação hoje

NewsItem [
pubDate=2021-11-26 11:15:21.0
, url=https://pplware.sapo.pt/high-tech/camara-holografica-consegue-ver-atraves-de-tecidos-e-ossos-humanos/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=365
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_26_1130843657_camara-holografica-consegue-ver-atraves-de-tecidos-e-ossos-humanos
, topics=[câmara, ossos, tecidos humanos, tecnologia, ver, high tech]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]