rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 26 nov. 01:17

Papa autoriza publicação de nove decretos pela Congregação para as Causas dos Santos

Papa autoriza publicação de nove decretos pela Congregação para as Causas dos Santos

Promulgação de Francisco foi assinada esta quinta-feira, após a audiência ao prefeito da Congregação das Causas dos Santos, o cardeal Marcello Semeraro.

O Papa Francisco autorizou esta quinta-feira a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar nove novos decretos, nomeadamente dois milagres, cinco mártires e seis virtudes heroicas, onde existem mortes “por ódio à fé”.

Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, após a audiência do Papa ao prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, informa que Francisco autorizou a promulgação de vários decretos, como o “milagre atribuído à intercessão do beato Tito Brandsma”.

O sacerdote da Ordem dos Carmelitas nasceu a 23 de fevereiro de 1881, em Bolsward (Holanda), e foi “morto por ódio à fé”, no campo de concentração nazi de Dachau (Alemanha), a 26 de julho de 1942.

Foi também reconhecido o milagre atribuído à intercessão da Bem-aventurada Maria de Jesus (1852-1923, Itália), fundadora da Congregação das Irmãs Capuchinhas da Imaculada Conceição de Lourdes.

E o “martírio” dos servos de Deus Enrique Planchat, sacerdote do Instituto dos Religiosos de São Vicente de Paulo, Ladislaus Radigue e três companheiros, da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, assassinados “por ódio à fé”, em 26 de maio de 1871, durante a insurreição da Comuna de Paris.

Foram também reconhecidas as virtudes heroicas de quatro servos de Deus italianos – um bispo, padres e duas religiosas – um espanhol, o padre Giovanni di Gesù Maria, dos Carmelitas Descalços, e de Odette Vidal Cardoso, leiga brasileira.

O portal ‘Vatican News’ destaca que durante os 49 dias de doença, Odette Vidal Cardoso mostrou “uma fortaleza fora do comum”, nunca se queixou e suportou o sofrimento “com serenidade e paciência”, queria receber diariamente a Comunhão e, nos últimos dias, recebeu os Sacramentos da Confirmação (Crisma) e a Unção dos Enfermos.

A Congregação das Causas dos Santos publicou informações bibliográficas sobre cada um no seu sítio online.

NewsItem [
pubDate=2021-11-26 01:17:10.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/religiao/2021/11/26/papa-autoriza-publicacao-de-nove-decretos-pela-congregacao-para-as-causas-dos-santos/262176/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=291
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_26_1120788999_papa-autoriza-publicacao-de-nove-decretos-pela-congregacao-para-as-causas-dos-santos
, topics=[religião, informação]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]