www.jn.ptjn.pt - 25 nov. 00:09

O que muda no golden visa português

O que muda no golden visa português

Portugal continua a ter um dos melhores golden visa do Mundo. Apesar das alterações, na compra de imóveis e nos valores mínimos de investimento, as oito opções disponíveis cobrem todas as necessidades da mobilidade internacional.

O novo programa garante processos mais simplificados, nomeadamente no que diz respeito ao investimento em fundos, onde a candidatura é mais rápida e menos burocrática e onerosa do ponto de vista administrativo.

As mudanças assentam fundamentalmente em dois pontos: no aumento dos montantes mínimos de investimento e nas regras para o "imobiliário"". Há restrições aos locais - Lisboa e Porto estão fora -, mas ainda é possível "ser português" comprando casa na Madeira, nos Açores, em Coimbra, Braga, Castelo Branco ou outras cidades do interior.

Mudam o valor do investimento mínimo, que passa de 350 mil para 500 mil euros, e a forma de o gastar. Que pode agora ser feita em investigação científica, na participação em fundos destinados à capitalização de empresas com pelo menos 60% do valor em território nacional; ou ainda na criação ou reforço do capital de empresas com sede em Portugal, criando postos de trabalho permanentes pelo período mínimo de três anos.

Relativamente ao investimento imobiliário, até ao momento o responsável pela maioria dos GV, o valor mínimo de investimento na aquisição de imóveis nem sequer foi alterado, continuando a permitir o acesso à nacionalidade lusitana a quadros médios e a jovens com grande potencial.

Mas a mudança mais importante está na forma como os investidores internacionais olham para Portugal. Antes, olhavam para n��s simplesmente como um meio para atingir um fim: ter um passaporte da União Europeia. Hoje, Portugal é cada vez mais um fim em si próprio. Um local para viver, investir e ganhar dinheiro.

*Especialista em Media Intelligence

NewsItem [
pubDate=2021-11-25 00:09:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/jose-manuel-diogo/o-que-muda-no-golden-visa-portugues-14350531.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=251
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_25_979569255_o-que-muda-no-golden-visa-portugues
, topics=[josé manuel diogo, opinião, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]