visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 25 nov. 22:36

Visão | Sustentabilidade: contrariar a Black Friday com reflexão sobre o consumo

Visão | Sustentabilidade: contrariar a Black Friday com reflexão sobre o consumo

Numa das semanas mais conhecidas pelo aumento do consumo, a Leroy Merlin decidiu juntar-se à Green Week com um conjunto de iniciativas que pretende que este seja cada vez mais responsável

Sete mesas redondas, workshops, ações para refletir sobre os impactos no habitat, compensação da pegada de carbono e mais informação sobre os seus produtos ecológicos. São estas as propostas da Leroy Merlin para esta semana, como forma de minorar o impacto que, geralmente, a Black Friday tem no aumento exponencial do consumo.

Desde segunda-feira, dia 22, e até ao próximo domingo, a retalhista junta especialistas, dirigentes, professores e influenciadores para falar sobre consumo responsável, biodiversidade, economia circular ou energia, em conversas que ficam disponíveis nas suas redes sociais.

João Antunes, da Médicos Sem Fronteiras, João Meneses, da BCSD, Carolina Salgueiro Pereira, ativista, Luís Amado, da B-Corp ou Sofia Santos, economista, são apenas alguns dos nomes que se juntam para debater temas que são incontornáveis nos dias de hoje.

No mesmo sentido, acontecerão sete workshops ao longo da Green Week, que pretendem ajudar todos os consumidores a ter hábitos mais saudáveis, de forma simples, mas com um impacto significativo para o ambiente e a sociedade. E há ainda tempo para ações que “espelham atitudes, valores, e propostas de reflexão e sensibilização para a transformação do Habitat de todos”, refere a marca em comunicado. “A iniciativa Andando pelo Planeta, por exemplo, lança o desafio de fazer quilómetros pelo planeta, tendo como objetivo final chegar aos 10.000kms; estes quilómetros serão contabilizados através de uma aplicação e por cada km, a LEROY MERLIN vai doar um euro para reabilitar casas com recurso a produtos e soluções mais sustentáveis, numa parceria com o Just a Change”.

A Leroy Merlin aproveita o momento para dar destaque aos seus produtos da gama ecológica, que, segundo a empresa, contribuem de forma simples e prática para minimizar os impactos provocados pelas ações do dia a dia – lâmpadas LED, salamandras, emissores cerâmicos de calor ou redutores do caudal de água.

Numa altura em que se estima que o consumo vá aumentar significativamente devido não apenas às agressivas campanhas de marketing que fazem parte da tradição importada dos EUA – a chamada Black Friday, que é a sexta-feira após o ‘Thanksgiving’ – como também à aproximação do Natal, são várias as empresas a tentar posicionar-se de forma diferente, com os consumidores também cada vez mais atentos àquilo que as práticas e cultura de cada marca.

NewsItem [
pubDate=2021-11-25 22:36:04.0
, url=https://visao.sapo.pt/exame/micro/2021-11-25-sustentabilidade-contrariar-a-black-friday-com-reflexao-sobre-o-consumo/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=370
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_25_789973792_visao-sustentabilidade-contrariar-a-black-friday-com-reflexao-sobre-o-consumo
, topics=[leroy merlin, micro]
, sections=[]
, score=0.000000]