www.computerworld.com.ptComputerworld - 25 nov. 04:37

Dados na cloud: porque é que as empresas estão a optar por soluções de Backup-as-a-Service

Dados na cloud: porque é que as empresas estão a optar por soluções de Backup-as-a-Service

Durante os últimos 18 meses, o panorama laboral mudou radicalmente. Depois de muitas empresas terem adotado o teletrabalho de forma provisória, uma grande parte decidiu continuar com este sistema ou adotar um modelo híbrido, entre o trabalho presencial e o remoto.

Por Por Elisa Martínez, Commvault

Isto pressupõe que, hoje em dia, a maioria dos dados são produzidos fora da firewall empresarial, o que levou a um aumento dos ataques de ransomware contra aplicações de Software a as Service (SaaS). Apesar da segurança geral destas aplicações, os hackers conseguem aceder através de um sistema operativo comprometido de um utilizador final, o que lhes permite atacar os próprios serviços na cloud.

Apesar da segurança ter sido sempre algo vital, é mais importante que nunca que os empresários deem prioridade à adoção de medidas eficazes.

BaaS como alternativa ao backup tradicional

A segurança é um processo continuado e é crucial que as empresas assim o reconheçam. Os ambientes de IT devem ser supervisionados periódica e rotineiramente para que se consiga detetar e resolver rapidamente qualquer anomalia. Além do mais, as empresas também devem ter a capacidade e os serviços adequados para uma recuperação em caso de perda de dados devido a um ataque de ransomware.

Para se estar preparado para uma recuperação em caso de desastre (ou ciberataque), é necessário ter uma solução de backup. Contudo, muitas empresas consideram que as atuais soluções de backup são ineficazes e caras, já que, tradicionalmente, os dados armazenam-se on-premise, num servidor instalado na sede da empresa.

Além de, tendencialmente, terem uma produção lenta, estes sistemas de backup requerem uma manutenção significativa, são dispendiosos e colocam as empresas em risco de perderem os seus dados.

O Backup-as-a-Service (BaaS) é uma alternativa moderna às soluções mais tradicionais e elimina a necessidade de sistemas internos, visto que funciona em fornecedores baseados em cloud. Isto faz com que o BaaS seja a solução ideal para quem tem limitações na sua infraestrutura informática interna ou não dispõe de uma.

Esta solução pode ligar os sistemas a um ambiente de cloud privada, pública ou híbrida, dependendo da estratégia de backup existente na empresa. Os dados são geridos unicamente pelo fornecedor externo e, como tal, as empresas que utilizam soluções BaaS simplesmente têm de pagar pelos serviços dessa empresa.

As vantagens do BaaS

A principal vantagem do BaaS, em comparação com as soluções tradicionais de backup de dados on-premise, é a facilidade de gestão. Ter os dados armazenados na cloud evita que se tenha de mover manualmente os dados para locais externos e rodar os dispositivos de armazenamento. Também transfere a responsabilidade de realizar verificações de integridade e deduplicação para o fornecedor de BaaS.

O BaaS elemina a necessidade dos componentes físicos de backups, como as unidades de fita, os servidores e outros elementos de hardware. Equipamentos caros, que requerem uma grande manutenção e não duram para sempre. A vida média de um servidor de hardware é de seis anos, depois dos quais tem de ser substituído.

Por conseguinte, o BaaS é, também, muito mais rentável. Os servidores na cloud não ficam obsoletos, pelo que não precisam de ser substituídos como os servidores de hardware. E os dados armazenados na cloud também não precisam de ser transportados. Portanto, as organizações poupam em meios de backup, no transporte desses meios para locais remotos para estarem em segurança e nos custos associados à gestão dos sistemas de backup. 

Os múltiplos níveis de redundância de uma solução BaaS proporcionam às empresas um maior grau de facilidade quando é necessária a recuperação de dados. Isto acontece porque esta solução armazena diferentes cópias de segurança em locais independentes. Se se perderem os dados ou estes forem apagados, as cópias de segurança localizam-se facilmente e a informação pode ser restaurada rapidamente, ajudando a empresa a regressar à normalidade.

Por último, alguns fornecedores de BaaS oferecem o serviço de conformidade de dados, necessária para o cumprimento dos regulamentos legais. Isto inclui o direito a ser esquecido e a possibilidade de eliminar os dados. Esta função também inclui um pacote de proteção contra o ransomware, processos e serviços e facilita o backup a partir de qualquer ambiente de cloud.

O facto de as soluções de backup baseadas na cloud requererem menos manutenção, serem mais rentáveis, seguras e fiáveis, fazem do BaaS a melhor alternativa. 

 Por Computerworld Tags
NewsItem [
pubDate=2021-11-25 04:37:56.0
, url=https://www.computerworld.com.pt/2021/11/25/dados-na-cloud-porque-e-que-as-empresas-estao-a-optar-por-solucoes-de-backup-as-a-service/
, host=www.computerworld.com.pt
, wordCount=662
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_25_557033643_dados-na-cloud-porque-e-que-as-empresas-estao-a-optar-por-solucoes-de-backup-as-a-service
, topics=[cloud, cloud híbrida, tecnologia, opinião, em destaque, baas]
, sections=[opiniao, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]